Iluminação já está sendo trocada na cidade - Divulgação/ASCOM
Iluminação já está sendo trocada na cidadeDivulgação/ASCOM
Por O Dia
Petrópolis - As ruas de Petrópolis estarão mais iluminadas em breve. E não apenas para o Natal. A prefeitura lançou o programa 'Petrópolis Iluminada', que irá instalar luminárias de LED em bairros e no Centro, além de estender a rede para locais com e sem energia. De acordo com o prefeito Bernardo Rossi, o objetivo é proporcionar mais segurança e conforto para a população, assim como gerar economia ao município.

"A iluminação pública tem um papel muito importante para toda população, aumenta a segurança e dá mais conforto para o morador na volta para casa depois de um dia de trabalho ou de estudo. Por isso, nós colocamos a manutenção do parque de iluminação em dia e isso tem permitido avançar em outras frentes, como a colocação de LED no Centro e a extensão da rede em comunidades que já tem rede de energia. Agora, vamos levar o LED também para os bairros e vamos expandir o serviço de extensão para os locais onde é necessário construir a rede de energia", afirma o prefeito.

Desde fevereiro do ano passado, quando a empresa Vitorialuz iniciou atuação em Petrópolis, já foram feitas mais de 27,9 mil manutenções no parque de iluminação, instaladas 500 luminárias de LED e criados 327 novos pontos de luz. A prefeitura está preparando para outubro uma licitação para contratar uma empresa que vai levar a iluminação para onde não há rede de distribuição elétrica e é necessária a construção. Pelo mapeamento feito pelo Departamento de Iluminação Pública, são 510 locais, principalmente servidões.

"Contando com a colocação de novos pontos e a substituição, a nova empresa contratada vai colocar mais de 17,3 mil luminárias de LED em bairros", informa a secretária de Serviços, Segurança e Ordem Pública, Karina Bronzo.

A segunda etapa do serviço, executada este ano, terá sequência pela Rua Teresa, indo da Aureliano Coutinho até o DPO da Polícia Militar, no Alto da Serra. O maior polo de moda da cidade será atendido com 67 luminárias de LED. O planejamento continuará pelas ruas Floriano Peixoto, Alberto Torres, Rua Dom Pedro, Barão de Teffé, Nilo Peçanha e Avenida Ipiranga.

Alguns bairros também receberão o trabalho de substituição das lâmpadas comuns por LED. São os casos, por exemplo, da Mosela, Quarteirão Brasileiro, Retiro, Carangola, Duarte da Silveira, Estrada da Saudade, Cascatinha, Corrêas, Nogueira, Itaipava, Posse, Quitandinha, Castelânea, Independência e Siméria.

O uso do LED permite uma maior iluminação nos espaços que hoje contam com lâmpadas de vapor de sódio, mercúrio e metálica. Ao mesmo tempo, por conta da tecnologia, consome menos energia elétrica, o que representa uma economia, e tem maior durabilidade, o que reduz a necessidade de manutenções constantes.