O circuito do Vale do Cuiabá teve o traçado assinado pelo campeão mundial da modalidade, o petropolitano Henrique Avancini - Divulgação
O circuito do Vale do Cuiabá teve o traçado assinado pelo campeão mundial da modalidade, o petropolitano Henrique AvanciniDivulgação
Por O Dia
Petrópolis - Agora é oficial: a Copa Internacional de Mountain Bike fará parte do calendário esportivo de Petrópolis a partir de 2020. A decisão foi tomada em reunião entre o prefeito Bernardo Rossi e os organizadores do evento, realizada na última sexta-feira.

Após acontecer de maneira inédita na cidade em março, a competição ocorrerá em 2020 nos dias 15, 16 e 17 de maio no Vale do Cuiabá. Entre as novidades previstas estão a realização da UCI Júnior Series, voltada para atletas de toda América Latina na categoria júnior, além de uma maratona para ciclistas amadores e outra voltada especificamente para os turistas. A ideia é que a etapa no município conte pontos para o ranking mundial da modalidade.

"A Copa Internacional foi um grande sucesso este ano, trazendo benefícios não apenas para o esporte, mas também, para o turismo na nossa cidade. Desde o início da nossa gestão, estamos trabalhando pelo fomento da modalidade na cidade, abrindo espaço também para os atletas do município. É um grande orgulho dar continuidade a essa parceria", destacou o prefeito.

Neste ano, a etapa em Petrópolis reuniu 700 atletas para a disputa de 31 categorias – entre amadoras e profissionais – movimentando a economia do município, contando com a presença de mais de 5 mil pessoas durante os dias de evento. Para 2020, o evento, ue está aguardando homologação da União Ciclística Internacional e Confederação Brasileira de Ciclismo, espera receber atletas de diversos países.

"Eventos como esse apresentam o potencial de Petrópolis para as mais diversas modalidades esportivas. Esse tipo de campeonato movimenta também o turismo, com a vinda dos atletas de fora e a economia de uma maneira geral", ressaltou o secretário da Turispetro, Marcelo Valente.

Para os organizadores, a cidade é vista como referência no esporte e ganhará ainda mais destaque com oficialização da etapa no calendário.

"Estamos muito satisfeitos com a inclusão no calendário de eventos da cidade. Como eu já havia dito, essa será uma parceria duradoura, com benefícios para os dois lados por longos anos. Petrópolis é o berço do Henrique Avancini, grande campeão mundial, e precisa ser valorizada dentro da modalidade", disse Rogério Bernardes, organizador da prova.