Pontos biométricos já estão instalados - Divulgação
Pontos biométricos já estão instaladosDivulgação
Por O Dia
Petrópolis - A Secretaria de Saúde concluiu, nesta semana, a implantação do sistema de controle de frequência por ponto biométrico. A estimativa é de que o serviço comece a ser usado nas 75 unidades de saúde a partir de novembro.

Até o dia 18 de outubro serão finalizados os cadastros biométricos de 200, dos 2.200 servidores da pasta. Feita esta etapa, o setor do poder público atuará de acordo com as determinações do Ministério Público. Todo o processo de registro de profissionais e instalação de equipamentos teve início em maio e pretende garantir maior gestão sobre as atividades dos servidores.

"Essa é mais uma etapa do trabalho concluído. Esse processo faz parte do planejamento de gestão com foco na garantia do melhor acompanhamento das atividades e prestação de serviços na rede pública de saúde", destaca o prefeito Bernardo Rossi.

Os registros já podem ser feitos pelo site da prefeitura. Entre os dias 14 e 18 deste mês, todos os profissionais que ainda não realizaram a biometria deverão comparecer pessoalmente no Departamento de Recursos Humanos da Secretaria de Saúde. Os pontos já foram instalados em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Postos de Saúde da Família (PSFs), unidades hospitalares, nos Centros de Atenção Psicossocial, e em todas as instalações da Saúde, incluindo as áreas administrativas.

Além dos pontos de biometria, em uma próxima etapa serão instaladas câmeras de monitoramento nas unidades. A medida visa garantir maior acompanhamento de frequência dos profissionais, que será possível pela base instalada no setor de Recursos Humanos da Secretaria e também remotamente, por aplicativo acessado por aparelho móvel.

"Estamos caminhando para uma nova fase da gestão, visando a melhoria dos serviços prestados. Este é mais um elemento que nos garantirá melhor gestão sobre o funcionamento de todas as nossas unidades", destaca a secretária de Saúde, Fabíola Heck.

A partir da instalação dos pontos biométricos será possível a garantia do controle da frequência do servidor, no tempo em que é contratado para executar as atividades, nas diferentes unidades. O sistema possibilitará maior controle das faltas que deverão ser obrigatoriamente justificadas.