Esquema especial vai atuar durante todo o período de festas - Divulgação/Prefeitura de Petrópolis
Esquema especial vai atuar durante todo o período de festasDivulgação/Prefeitura de Petrópolis
Por Ney Freitas
Petrópolis - A Companhia Petropolitana de Trânsito e Transporte (CPTrans) já tem todo o planejamento do esquema de trânsito para o Natal Imperial, iniciado nesta quinta-feira e com término previsto para 12 de janeiro. A festa tem a expectativa de superar o número de visitantes de 2018, estimado em 450 mil pessoas. Como no ano passado, os veículos de turismo terão prioridade com vagas de estacionamento determinadas e de embarque e desembarque ampliadas, garantindo assim a fluidez do trânsito no Centro Histórico.

A CPTrans irá atuar durante toda a festa, principalmente nas atrações de maior fluxo como os desfiles da Parada Iluminada, que acontecem durante o mês de dezembro, este ano também em Itaipava. Em casos de emergências, algumas vias, como Rua Padre Siqueira e Avenida Piabanha poderão sofrer alterações, sempre com o controle dos agentes e sinalizações.
Publicidade

Para diminuir o fluxo do trânsito no centro da cidade, a CPTrans vai manter a mesma operação do ano passado e irá executar duas ações destinadas aos veículos de turismo. A primeira será para dias da semana, com a ampliação das vagas de embarque e desembarque para os turistas que irão visitar os atrativos da cidade – City Tour. Desde a última quinta-feira a extensão do Museu Imperial, Avenida Tiradentes, Rua Barão do Amazonas, Rua Teresa, área ao lado da Casa da Educação terão novas áreas de estacionamento.
Já no fim de semana, os veículos de turismo serão abordados por agentes, no Quitandinha ou na Rua Paulo Afonso, com orientações de como proceder na cidade. O desembarque será permitido na Avenida Tiradentes e Rua Barão do Amazonas. O estacionamento será no Quitandinha, Bingen e Avenida Barão do Rio Branco. Veículos com portadores de necessidades especiais poderão utilizar a Praça 14 Bis que estará com fiscalização dos agentes.
Publicidade

O Circuito de Lazer que funciona na Avenida Barão do Rio Branco aos domingos será transferido temporariamente para Avenida Ipiranga no sentido Centro. A extensão da Barão até a altura da entrada do Quarteirão Brasileiro, lado par, será estacionamento para veículos.

Ampliação dos estacionamentos rotativos:
Publicidade

Vias com estacionamentos rotativos e sinalização de área azul e branca serão estendidos para todos os dias com horário das 8h às 22h. Exceto: a Avenida Koeler lado par, onde o rotativo funcionará sexta-feira das 18h às 22h e aos sábados e domingos das 8h às 22h. Nos demais dias e horários é proibido estacionar. A Avenida Tiradentes, lado par, de segunda a sexta-feira das 8h às 22h e Praça D. Pedro II aos sábados e domingos das 8h às 22h.

Já os locais que passarão a ter estacionamento rotativo serão:
Publicidade

Rua da Imperatriz, lado ímpar - sexta-feira das 18h às 22h e sábados e domingos das 8 às 22h - demais dias e horários é proibido estacionar. Avenida Barão do Rio Branco sentido bairro - sexta-feira das 18h às 22h e aos sábados e domingos das 8h às 22h - demais dias e horários é proibido estacionar. Quitandinha, Rua Joaquim Rolla, duas pistas e Rua República da Argentina sábados e domingos das 8h às 22h.