Mais de 100 alunos da Escola Municipal Fábrica do Saber participam de simulado da Defesa Civil

A ação mobilizou equipes da Aeronáutica, Cruz Vermelha, Bombeiros Civis e Rádio Amadores

Por Ney Freitas

A atividade tem como finalidade preparar as equipes de para o período de fortes chuvas, que começa neste mês e vai até abril
A atividade tem como finalidade preparar as equipes de para o período de fortes chuvas, que começa neste mês e vai até abril -
Petrópolis - Um dia de aprendizado diferente aos meninos e meninas. A atividade faz parte do Plano Verão municipal e tem como finalidade preparar e organizar as equipes de pronto atendimento para o período de fortes chuvas, que começa neste mês e vai até abril. Além da integração entre os órgãos – são 57 que compõem o Plano Verão – o simulado também serve no trabalho de conscientização das crianças.
A atividade foi realizada na Fábrica do Saber por causa do destaque da unidade na política pública de Defesa Civil nas Escolas. Neste ano, o colégio realizou nove atividades sobre o assunto. Além disso, diariamente são mais de duas mil pessoas no prédio da instituição, que também conta com um Centro Esportivo.

Existe uma grande preocupação nossa pelo tamanho do prédio e a quantidade de pessoas que estão aqui dentro. Além disso, é um dia muito especial para as crianças, que enxergam nessas equipes verdadeiros heróis”, conta a diretora da Fábrica do Saber, Raquel Girardi Sixel. “Os riscos existem e com esse treinamento eles aprendem a lidar com as situações mais críticas”, completa a diretora.

Os números do Defesa Civil nas Escolas no primeiro semestre chamam a atenção: foram mais de 20 mil alunos envolvidos em 631 atividades. Os trabalhos foram desenvolvidos em todas as 182 unidades da rede municipal, além de outras 30 particulares e duas estaduais. O programa também está alinhado à estratégia internacional de redução do risco de desastres das Organizações das Nações Unidas (ONU). Já o lançamento da edição de 2020 será na próxima quinta-feira, às 14h, na Casa dos Conselhos. O plano determina a função de cada órgão de pronta resposta nos atendimentos das ocorrências ocasionadas pelas fortes chuvas.

Comentários