Pelo segundo ano consecutivo o Tribunal de Contas aprova as contas da Prefeitura  - Divulgação/Prefeitura de Petrópolis
Pelo segundo ano consecutivo o Tribunal de Contas aprova as contas da Prefeitura Divulgação/Prefeitura de Petrópolis
Por Ney Freitas
Petrópolis - O Tribunal de Contas do Estado aprovou as contas de 2018 da Prefeitura, com votos favoráveis de todos os conselheiros. Na sessão plenária que ocorreu nesta quarta-feira, o relator Marcelo Verdini Maia destacou o comprometimento da gestão do prefeito Bernardo Rossi com a saúde, empregando mais de 30% do orçamento do município daquele ano, enquanto o mínimo constitucional é de 15%. O parecer, agora, será enviado para a votação dos vereadores, na Câmara.

Esse já é o segundo ano consecutivo que o Tribunal de Contas aprova as contas da Prefeitura demonstrando, mais uma vez, o compromisso da atual gestão com o petropolitano. Na prática, significa dizer que todas as metas previstas da Lei de Responsabilidade Fiscal foram cumpridas, ou seja, a prefeitura atuou respeitando a legislação e aplicando corretamente os recursos públicos do município.
Publicidade

Temos trabalhado com empenho e dedicação para garantir que a cidade continue avançando. Pegamos a prefeitura em uma situação muito difícil, com uma dívida de R$ 766 milhões, mas arregaçamos as mangas e estamos pagando as contas e, mais do que isso, fazendo com que Petrópolis se recupere e seja destaque em diversas frentes”, destaca o prefeito Bernardo Rossi.

Na análise do relator, além do bom emprego dos recursos na área da saúde, a despesa com pessoal, manutenção do ensino, Fundeb, remuneração dos profissionais de magistério e arrecadação de impostos e transferências também foram pontos destacados. “Houve total entendimento aos principais itens legais e constitucionais”, destacou o relator Marcelo Verdini Maia em sua explanação.
Publicidade

A votação foi acompanhada pelo controlador geral do município e procurador, Sebastião Médici, que apontou, ainda, o empenho de toda a equipe de governo para levantamento e entrega de toda a documentação exigida para análise. O corpo instrutivo e o Ministério Público também já haviam dado parecer favorável. “Petrópolis também é hoje líder no ranking de transparência da Controladoria Geral da União na Região Serrana e a sexta entre os municípios do Rio. Nosso empenho, além de atuar para melhorar a vida da população, é o de manter as contas em dia com responsabilidade e dentro da realidade suportada pelo município”, destaca.

Evolução de Petrópolis

As contas de 2017 da Prefeitura também foram aprovadas por unanimidade pelo Tribunal de Contas do Estado e passaram pelo crivo da Câmara dos Vereadores.