Hospital Alcides Carneiro faz mutirão de consultas e exames

Os mutirões de saúde já são frequentes no Hospital Alcides Carneiro e têm sido uma alternativa para acelerar a realização de procedimentos

Por Ney Freitas

O HAC fechou o mês com saldo positivo graças a mais um mutirão de cirurgias
O HAC fechou o mês com saldo positivo graças a mais um mutirão de cirurgias -
Petrópolis - O Hospital Alcides Carneiro (HAC) promoveu esta semana mais um mutirão de saúde, que ofereceu 240 consultas em diferentes especialidades médicas, além de exames para diagnóstico como tomografias e ressonâncias magnéticas. O HAC fechou o mês com saldo positivo no que se refere também à Saúde do Homem, com a realização de cirurgias de próstata e ações de saúde em alusão ao Novembro Azul.
Os mutirões de saúde já são frequentes no hospital e têm sido uma boa alternativa para acelerar a realização de procedimentos. “A estratégia dos mutirões serem realizados aos sábados tem como objetivo atender também aos usuários do SUS que não conseguem ir às consultas no horário comercial. No último sábado, o mutirão ocorreu no Centro de Saúde. Também estamos estendendo horários de postos de saúde, funcionando até às 20h, como o PSF do Alto da Serra, a UBS de Itaipava e a UBS do Retiro, por exemplo. Algumas unidades da atenção básica também começam a funcionar aos sábados”, ressaltou o prefeito Bernardo Rossi.

A Secretária de Saúde, Fabíola Heck, esteve na unidade para acompanhar os primeiros atendimentos juntamente com o diretor administrativo Leonardo Aldighieri. “Nesta edição foram agendadas 240 consultas com médicos de diferentes especialidades. Também foram realizados hoje exames de ultrassonografia, raios-x, tomografias e ressonâncias magnéticas no Centro de Imagens do HAC”, explicou a secretária de Saúde. Os mutirões de saúde são voltados aos pacientes pré-agendados, que estão na fila de regulação da Secretaria Municipal de Saúde.

Saúde do Homem

Este ano, a equipe cirúrgica do Setor de Urologia do Hospital Alcides Carneiro realizou aproximadamente 30 cirurgias para a retirada de próstata, incluindo as realizadas ao longo do mês de novembro. Em agosto, a unidade também realizou outro mutirão voltado aos homens: o de vasectomia. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, os homens representam apenas 20% do público atendido nas unidades da rede. No primeiro semestre, foram realizadas 65.138 consultas somente nas unidades básicas, destas, 13.092 foram para homens. A secretaria vem atuando por meio do programa Saúde do Homem para mudar esta realidade.
Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Comentários