E esses são só alguns pontos que revelam o fortalecimento da educação no município, situação diferente do cenário nacional, segundo o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), divulgado esta semana. O Pisa é uma iniciativa de avaliação comparada, aplicada de forma amostral a estudantes matriculados a partir do 7º ano do ensino fundamental na faixa etária dos 15 anos, idade em que se pressupõe o término da escolaridade básica obrigatória na maioria dos países.
Em Petrópolis, os dados do Ideb – ano base 2017 - mostram que 23 escolas de Petrópolis ultrapassaram inclusive as metas projetadas para o ano de 2019, com relação aos resultados do 5º ano. Já com relação aos resultados do 9º ano, seis escolas também ultrapassaram a meta estabelecida para 2019. São 29 escolas, no total, que estão dois anos à frente. No geral, com índices de 5.6 nas turmas de 5º ano e de 4.3 nas turmas de 9º ano, os resultados mostram avanço de três e dois décimos em cada avaliação, respectivamente. São 41 escolas com resultados positivos entre as 77 avaliadas em Petrópolis. O resultado fica acima do obtido pelo Estado. Com relação à formação dos professores, Petrópolis também se destaca, chegando a quase totalidade dos professores com nível superior.
Sobre o Pisa
Na edição de 2018, participaram 600 mil estudantes de 15 anos de 80 países diferentes. Juntos, eles representam cerca de 32 milhões de pessoas nessa idade. No Brasil, 10.691 alunos de 638 escolas fizeram a prova em 2018. São 2.036.861 de estudantes, o que representa 65% da população brasileira que tinha 15 anos na data do exame.
O objetivo do Pisa é produzir indicadores que contribuam para a discussão da qualidade da educação nos países participantes, de modo a subsidiar políticas de melhoria do ensino básico. As avaliações do Pisa acontecem a cada três anos e abrangem três áreas do conhecimento: leitura, matemática e ciências – havendo, a cada edição do programa, maior ênfase em cada uma dessas áreas – na edição de 2018, o foco foi na leitura.