Com a reativação do terceiro turno da UBS Itaipava, a capacidade de oferta de consultas e procedimentos teve aumento de 50% - Divulgação/Prefeitura de Petrópolis
Com a reativação do terceiro turno da UBS Itaipava, a capacidade de oferta de consultas e procedimentos teve aumento de 50%Divulgação/Prefeitura de Petrópolis
Por Ney Freitas
Itaipava - Dando continuidade à estratégia de ampliação da oferta de consultas e procedimentos na rede municipal, a Unidade Básica de Saúde (UBS) de Itaipava agora também funciona no terceiro turno, oferecendo atendimento até às 20h, de segunda à sexta-feira. Já são oito unidades com horário ampliado, entre Unidades Básicas de Saúde e Postos de Saúde da Família (PSFs), além do Centro de Especialidades Odontológicas de Corrêas. Na última semana o prefeito esteve na unidade acompanhando todo o trabalho.

Ao ampliar o horário de atendimento na rede básica de saúde, a prefeitura vem ofertando mais consultas e procedimentos para a população. Com a reativação do terceiro turno da UBS Itaipava, a capacidade de oferta de consultas e procedimentos aumentou em 50%. A abertura dessas unidades até às 20h também beneficia àqueles que trabalham no horário comercial e que não precisam mais faltar ao serviço para cuidar da saúde.

O pequeno Bernardo, de 7 anos, está fazendo todo o tratamento odontológico na UBS de Itaipava. “Meu filho está fazendo o tratamento dentário aqui e está sendo muito bem atendido. A UBS aqui ajuda muito, pois quem mora na região não precisa ir até o Hospital Alcides Carneiro para ser atendido. E não é só por mim, mas outras pessoas que não podem faltar ao trabalho agora poderão vir à noite”, disse Bárbara Ribeiro, mãe do Bernardo.

A UBS Itaipava oferece atendimento com médico clínico, atendimento com equipe de enfermagem, sala de procedimentos para aferição de glicose e pressão, sala para curativos e vacinação (que em breve também estará sendo oferecida no terceiro turno). Além disso, a unidade possui equipe de Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) que vai até a casa dos pacientes acamados para prestar atendimentos.

As unidades que já funcionam das 8h às 20h são a UBS Itaipava, UBS Retiro, UBS Quitandinha, UBS Itamarati, UBS Mosela, UBS Pedro do Rio, Centro de Saúde Coletiva e PSF Alto da Serra (Programa Saúde na Hora, com funcionamento também aos sábados, até às 12h). O Centro de Especialidades Odontológicas de Corrêas, o PSF Amazonas e o do São Sebastião, já oferecem tratamento odontológico no terceiro turno.