Petrópolis recebe projeto 'Vila Encantada de Natal' no Parque Municipal

Dez municípios serão contemplados com o evento que promete "tocar o coração" de moradores e turistas

Por O Dia

A programação começa a partir das 9h e conta com várias oficinas
A programação começa a partir das 9h e conta com várias oficinas -
Itaipava - Petrópolis é uma das cidades escolhidas para receber o projeto itinerante “Vila Encantada de Natal”. O evento acontece no Parque Municipal, em Itaipava, no dia 18 de dezembro, e vai contar com oficinas de enfeites natalinos e brinquedos sustentáveis, oficinas de canto & coral, espetáculo teatral e cinema. Toda a programação é gratuita. O projeto, apresentado pela Enel e pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e Lei Estadual de Incentivo à Cultura, conta com o apoio da prefeitura de Petrópolis.
Ao todo, serão 10 municípios contemplados com o evento, que tem o objetivo de produzir “magia para tocar os corações dos moradores”. A Vila Encantada de Natal chega com uma programação que resgata da tradição natalina os valores humanos mais essenciais, como o amor, a fraternidade, a esperança. Essa é a terceira edição no Rio de Janeiro.

A programação começa a partir das 9h e conta com as seguintes oficinas: canto & coral, enfeites natalinos e de brinquedos sustentáveis, produzidos com material reciclável. Os participantes da oficina de canto & coral, ministrada por professoras da Escola de Música da Rocinha, serão convidados a subir ao palco no início da noite, para encantar a todos com um breve recital de Natal. Para participar das oficinas de Natal basta chegar cedo para garantir o lugar.
Na parte da tarde a programação terá início com um Globo de Neve Gigante, a exibição do filme “Olaf – em uma aventura congelante” (curta-metragem, Disney) e a tão esperada encenação do espetáculo teatral “Vila Encantada de Natal – A magia que Ilumina”, que emociona o público com os personagens: Papai Noel (Beto Vandesteen), Árvore de Natal (Paula Frascari), Duende (Luis Fernando Bruno), Estrela (Nady Oliveira) e Boneco de Neve (Luiz Borges). O espetáculo conta com efeitos especiais e cenário produzido com animações interativas, transformando a carreta palco em um grande acontecimento nas localidades onde se instala. O filme “Olaf – em uma aventura congelante” e o espetáculo teatral “Vila Encantada de Natal – A magia que Ilumina”, contarão com tradução em Libras e Audiodescrição.
Todo o plano pedagógico para construção das atividades da Vila Encantada de Natal, desde o planejamento ate a sua execução, se baseia em 4 pilares: arte e cultura, sustentabilidade, educação ambiental e acessibilidade. Materializamos isso através de conteúdos que contribuam para a realização de um evento inspirador, socialmente justo e ecologicamente correto. Esse ano levaremos arte e cultura de forma ainda mais acessível, garantindo audiodescrição e interpretação de libras, tanto do filme, quanto do espetáculo. Sabemos da nossa responsabilidade de criar condições para que todos os públicos possam ter acesso à experiencia de celebração de uma tradição universal que evoca valores de fraternidade, solidariedade e paz entre os povos, como o Natal. Por isso fazemos questão que o evento ocorra em praças públicas e que toda a sua programação seja gratuita, favorecendo o acesso a todos os grupos e classes sociais.” destaca Priscylla Mesquita, diretora geral do evento.
Confira a programação:
9h às 12h: Oficina de Arte da Vila:
Sala 1 - Enfeites Natalinos e Brinquedos Sustentáveis;
Sala 2 - Canto & Coral.
14h às 17h: Oficina de Arte da Vila:
Sala 1 - Enfeites Natalinos e Brinquedos Sustentáveis;
Sala 2 - Canto & Coral.
A partir das 17h: Atração: Globo de Neve Gigante
18h: Cinema de Natal: Olaf em uma nova aventura congelante
19h: Apresentação Canto Coral
20h: Espetáculo teatral: Vila Encantada de Natal – A magia que ilumina
21h: Encerramento do Evento
Inscrições gratuitas por ordem de chegada e limitação de até 30 participantes por oficina.
Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Comentários