Secretaria Municipal de Saúde Está preocupada com um possível crescimento no número de casos das doenças transmitidas pelo mosquito - Agência Brasil
Secretaria Municipal de Saúde Está preocupada com um possível crescimento no número de casos das doenças transmitidas pelo mosquitoAgência Brasil
Por Ney Freitas
Petrópolis - O verão mal começou e alguns problemas típicos da estação mais quente do ano já deram as caras. Um dos mais perigosos está diretamente ligado à proliferação do mosquito Aedes Aegypti, conhecido transmissor de doenças como a Dengue, Zika e Chikungunya. Este ano, em Petrópolis, o primeiro caso de Chikungunya foi confirmado pela Secretaria Municipal de Saúde e outros três se encontram em processo de investigação.
Com a chegada do calor, a preocupação do município é com o aumento do número de focos do mosquito pela cidade e distritos, o que traz um crescimento expressivo do número de pessoas infectadas. Na última semana um alerta foi feito pela Secretaria Estadual de Saúde em relação aos cuidados que a população deve ter, e de que forma pode colaborar na luta contra o Aedes Aegypti. Especialistas da área alertam que o perigo está no retorno do sorotipo 2 da Dengue, responsável pelas grandes epidemias nos anos de 2007, 2008 e 2009, e com o aumento de casos de Chikungunya nas cidades do interior do Estado. Embora os sinais e sintomas de todos os 4 sorotipos sejam praticamente idênticos, a previsão do retorno tem sido motivo de preocupação.
Publicidade
O sorotipo 2 do vírus da Dengue é associado aos casos mais graves da doença e, como não se tem notícia dele no Estado do Rio de Janeiro desde 2008, boa parte da população nunca teve contato com o mesmo e não desenvolveu anticorpos contra”, alerta o médico da Secretaria Estadual de Saúde, Alexandre Chieppe.
Dados da Secretaria Municipal de Saúde indicam que 7 casos de Dengue já estão sendo investigados este ano. Um caso de Zika também está sendo estudado pela pasta. Em 2019 foi registrado crescimento nas notificações, com 38 casos. No ano anterior somente 8 casos foram apresentados. Em relação à Zika, foram 7 casos no ano de 2019 e apenas 2 em 2018.
Diante do problema, a prefeitura vem trabalhando, através da Secretaria de Saúde, para, novamente, alertar moradores sobre os cuidados que devem ser tomados. Práticas simples, porém, eficazes contra o mosquito transmissor. Confira a lista que O Dia em Petrópolis preparou para você.
Publicidade


Manter bem tampado tonéis, caixas e barris de água
Lavar semanalmente com água e sabão tanques utilizados para armazenar água
Publicidade
Manter caixas d’água bem fechadas
Remover galhos e folhas de calhas
Publicidade
Não deixar água acumulada sobre a laje
Encher pratinhos de vasos com areia até a borda ou lavá-los uma vez por semana
Publicidade
Trocar água dos vasos e plantas aquáticas uma vez por semana
Colocar lixos em sacos plásticos em lixeiras fechadas
Publicidade
Fechar bem os sacos de lixo e não deixar ao alcance de animais
Manter garrafas de vidro e latinhas de boca para baixo
Publicidade
Acondicionar pneus em locais cobertos
Fazer sempre manutenção de piscinas
Publicidade
Tampar ralos
Colocar areia nos cacos de vidro de muros ou cimento
Publicidade
Limpar sempre a bandeja do ar condicionado
Lonas para cobrir materiais de construção devem estar sempre bem esticadas para não acumular água
Publicidade
Catar sacos plásticos e lixo do quintal