A doação de sangue é essencial à vida de inúmeros pacientes internados nos hospitais - Reprodução/Redes Sociais
A doação de sangue é essencial à vida de inúmeros pacientes internados nos hospitaisReprodução/Redes Sociais
Por O Dia
Petrópolis - Com o receio da população em sair de casa, os bancos de sangue de todo o país já estão sofrendo queda significativa nas doações. Porém, é importante salientar que as pessoas saudáveis devem sair de suas casas para doar sangue, assim como fazem para ir à farmácia, ao mercado e outras atividades essenciais.

A doação de sangue é essencial à vida de inúmeros pacientes internados nos hospitais. "Se as pessoas pararem de doar sangue, além da crise que o Brasil enfrenta com o surto do coronavírus, poderemos enfrentar também grande crise de desabastecimento de sangue", explica Vinicius Pereira, captador do Banco de Sangue Santa Teresa.

O ato da doação de sangue não oferece riscos de contaminação pelo COVID 19, informa Vinícius. "As estruturas dos locais de doação estão adequadas e preparadas para receber os doadores. As precauções de contágio devem ser mantidas, mas o ato solidário não pode parar".

No Banco de Sangue Santa Teresa não há motivos para que a população tenha receio em doar sangue, pois a unidade possui dependências próprias, assim, os doadores possuem acesso e atendimento exclusivo. Além disso, a instituição reforçou várias medidas de segurança:

• Agendamento de doadores para evitar horários com grandes aglomerações

• Disponibilização de transporte para doadores

• Maior distanciamento entre as cadeiras de espera na recepção

• Maior distanciamento entre as cadeiras na sala de doação

• Equipe treinada e orientada para lidar com a situação atual

• Assepsia dos colaboradores, doadores, equipamentos e área física com álcool gel 70% em todas as etapas do processo de doação

• Utilização de materiais e insumos estéreis e descartáveis

• Dispensers com álcool gel 70% à disposição nas dependências do banco de sangue

• O ambiente do banco de sangue é composto por profissionais e doadores em bom estado de saúde

NOVAS REGRAS DE TRIAGEM:

• Candidatos que apresentaram sintomas de gripe e/ou resfriado devem aguardar 30 dias após cessarem os sintomas para realizar doação de sangue

• Candidatos que viajaram para o exterior devem aguardar 30 dias após a data de retorno para realizar doação de sangue

• Candidatos à doação de sangue, que tenham se deslocado ou que sejam procedentes de fora do país, deverão ser considerados inaptos por 30 dias após o retorno destas áreas

• Candidatos à doação de sangue que tiveram contato, nos últimos 30 dias, com pessoas que apresentaram diagnóstico clínico e/ou laboratorial de infecções pelos vírus SARS, MERS e/ou 2019-nCoV, bem como aqueles que tiveram contato com casos suspeitos em avaliação, deverão ser considerados inaptos pelo período de 30 dias após o último contato com essas pessoas

• Candidatos à doação de sangue que foram infectados pelos vírus SARS, MERS e/ou 2019-nCoV, após diagnóstico clínico e/ou laboratorial, deverão ser considerados inaptos por um período de 90 dias após a completa recuperação (assintomáticos e sem sequelas que contraindique a doação)

"Convocamos todas as pessoas saudáveis a comparecerem aos bancos de sangue para realizar suas doações e garantir aos pacientes necessitados maior esperança de vida", conclui Vinícius Pereira.

Serviço:Banco de Sangue Santa Teresa

Endereço: Rua Paulino Afonso, 477, Bingen - Petrópolis
Dentro do Hospital Santa Teresa - Térreo
Horário: qualquer dia da semana, inclusive aos sábados, domingos e feriados, das 7h às 18h
Telefones: (24) 2245-2324 ou (24) 99269-4355.
Estacionamento conveniado durante a doação no próprio Hospital