Além dos ventiladores, a Secretaria de Saúde aguarda, também, a chegada de mais seis monitores cardíacos e outro respiradorCaio Garin
Por Ney Freitas
Petrópolis - O prefeito Bernardo Rossi esteve, esta semana, conferindo os seis respiradores recém chegados ao Hospital Municipal Dr. Nélson de Sá Earp (HMNSE). Os aparelhos, também chamados de ventiladores mecânicos, vão dar suporte ao tratamento nos leitos de UTI destacados pelo município para o atendimento de pacientes infectados pelo Coronavírus na cidade. A unidade, que já vinha trabalhando com 13 respiradores, a partir de hoje vai disponibilizar aos pacientes um total de 19.

Os respiradores foram alugados pela Secretaria de Saúde em uma empresa de equipamentos hospitalares da cidade de Juiz de Fora. O custo mensal dos aparelhos será de 17 mil reais. Além dos ventiladores, a Secretaria de Saúde aguarda, também, a chegada de mais seis monitores cardíacos e outro respirador. Todos também alugados pela prefeitura para ampliar a quantidade de leitos especializados e equipar os locais de atendimento aos pacientes graves da doença.

Volto a dizer que estamos nos preparando dia após dia para lutar contra essa pandemia de igual para igual. A chegada dos respiradores é extremamente importante para a cidade. Vamos continuar nesse trabalho incansável em prol dos nossos moradores”, afirmou o prefeito Bernardo Rossi.

Até o momento, e diante de um cálculo base de quantidade, a cidade contabiliza 83 ventiladores mecânicos distribuídos nas unidades de saúde públicas e privadas. São, hoje, 37 no Hospital Nossa Senhora de Aparecida, antiga Casa da Providência, 07 no Hospital Santa Teresa, 10 no Hospital Clínico de Corrêas, o HCC, 19 no HMNSE, referência no tratamento da doença em Petrópolis e 10 no SMH.

Queremos chegar num total de 100 respiradores. Em caso de necessidade vamos recorrer a outras unidades de saúde do município, mas continuamos com a esperança de que isso não seja necessário. Pedimos, de qualquer forma, para que a população evite ao máximo sair de casa”, finalizou o prefeito.