Com a implementação de um novo segmento, a prefeitura estima um melhor acompanhamento dos casos de coronavírus na cidade - Reprodução
Com a implementação de um novo segmento, a prefeitura estima um melhor acompanhamento dos casos de coronavírus na cidadeReprodução
Por Ney Freitas
Petrópolis - A vistoria foi realizada na manhã desta quarta-feira pelo prefeito Bernardo Rossi e pela secretária de Saúde do município, Fabíola Heck. Segundo alteração do protocolo, a partir de hoje, todos os pacientes que derem entrada nos pontos de apoio, no Centro e Itaipava, com quadro clínico de de coronavírus acenado pelas equipes médicas, farão testagem rápida no próprio local. Até o momento, apenas classes segmentadas vinham sendo testadas, como pessoas a partir de 60 anos, agentes de saúde e segurança em atividade e seus familiares. Com a implementação de um novo segmento, a prefeitura estima um melhor acompanhamento dos casos de coronavírus na cidade.

Compramos, até agora, seis mil testes rápidos, fora os que recebemos do Estado, para ampliar a testagem rápida na cidade. Estamos nos armando de todas as formas para vencer a situação atual e não vamos medir esforços para preservar a vida da população. Talvez tenhamos um ligeiro crescimento dos números nos boletins devido à ampliação da quantidade de testes, mas, ao mesmo tempo, também teremos uma visão melhor do índice de contaminação dos pacientes, o que vai nos ajudar em relação à flexibilização do comércio e demais atividades na cidade”, afirmou o prefeito Bernardo Rossi.

Na visita ao ponto de apoio, a secretária de saúde do município, Fabíola Heck, deixou claro, mais uma vez, quais critérios serão adotados diante da alteração do protocolo. Segundo a secretária, nem todas as pessoas deverão ser testadas devido à ausência de sintomas preestabelecidos na própria nota técnica relativa à pandemia no município.

O documento é claro nesse sentido. Apenas os pacientes que fecharem diagnóstico completo para a doença poderão ser testados. Os médicos são os responsáveis por esse processo nos próprios pontos de apoio. Lembro, novamente, que, além dos sintomas clássicos da enfermidade, só serão testados pacientes cujos sintomas tenham se iniciado há, pelo menos, sete dias. Essa determinação não é nossa, mas sim do próprio fabricante dos kits. O manual de uso deixa claro que o teste não é capaz de detectar a doença antes deste prazo. Esperamos que todos compreendam isso e que, desta forma, consigamos ter uma noção mais abrangente da situação”, explicou.

Segundo a SMS, a implantação do novo perfil de pacientes, descrito na nota técnica, se dá em virtude do aumento do número de casos e da necessidade da secretaria em estabelecer o perfil de propagação do coronavírus no município.