O Serviço de Pronto Atendimento da Posse vai contar, também, com uma academia da saúde - Caio Garin
O Serviço de Pronto Atendimento da Posse vai contar, também, com uma academia da saúdeCaio Garin
Por Ney Freitas
Petrópolis - O prefeito Bernardo Rossi realizou uma vistoria nas obras de reestruturação do Serviço de Pronto Atendimento (SPA) da Posse neste final de semana. O local vem sendo preparado para abrigar um complexo de saúde e atuar em conjunto com a Unidade de Saúde da Família (USF) do distrito. No momento, o principal ponto esperado na reforma é a passagem da rede de gases, com previsão de término para o mês de julho. Os dutos são responsáveis pela condução de oxigênio aos leitos de atendimento da unidade.

Ficamos satisfeitos com o andamento das obras e esperamos que, com mais esse SPA, o distrito tenha um atendimento realmente diferenciado. Hoje todos têm acesso ao PSF que está de portas abertas e atendendo no local e, muito em breve, esse complexo de saúde vai fazer a diferença no distrito da Posse. Vamos continuar investindo na saúde da cidade e mostrando que podemos crescer mesmo em meio à uma pandemia”, afirmou o prefeito Bernardo Rossi.

O Serviço de Pronto Atendimento da Posse vai contar, também, com uma academia da saúde. Vinculada à Unidade de Saúde da Família, a academia será um ponto de atividades de promoção e prevenção à saúde, com espaços de convivência onde os usuários poderão encontrar atividades físicas e sociais. Uma unidade descentralizada do SAMU também está em pleno funcionamento em um ponto anexo ao futuro complexo de saúde, realizando, diariamente, cerca de 8 atendimentos e remoções de urgência.

Os atendimentos aqui na Posse não pararam e não tiveram nenhum tipo de complicação. O PSF atende normalmente 24 horas por dia, mas foi observada uma ligeira diminuição na procura desde o início da pandemia do novo coronavírus. Em dias normais, a unidade atendia a cerca de 30 pessoas todos os dias. Hoje, passam por aqui, aproximadamente, 15 a 20 pacientes. O PSF funciona com um médico, dois técnicos de enfermagem, um enfermeiro e um recepcionista, além de uma equipe de higienização atuando todos os dias”, explicou a secretária de saúde do município, Fabíola Heck.