Operação "Faça Sua Parte" fiscaliza abertura da Linha Amarela, segundo plano de retomada gradual do comércio

Ação, que teve como objetivo principal fiscalizar a abertura das atividades econômicas do plano de retomada gradual na cidade, percorreu o Centro, Corrêas, Nogueira, Itaipava, Posse, Pedro do Rio e Secretário

Por O Dia

O plano de retomada das atividades, disponível no site da prefeitura, traz todas as medidas que devem ser adotadas por cada tipo de estabelecimento para a reabertura em segurança para funcionários e clientes
O plano de retomada das atividades, disponível no site da prefeitura, traz todas as medidas que devem ser adotadas por cada tipo de estabelecimento para a reabertura em segurança para funcionários e clientes -
Petrópolis - Um efetivo com mais de 100 agentes da prefeitura deu continuidade à operação “Faça a Sua Parte” nesta segunda-feira. A ação, que teve como objetivo principal fiscalizar a abertura das atividades da linha amarela do plano de retomada gradual da economia, percorreu o Centro (ruas Teresa e Paulo Barbosa), Corrêas, Nogueira, Itaipava, Posse, Pedro do Rio e Secretário. Além disso, foram prestadas orientações quanto ao uso de máscaras. O prefeito Bernardo Rossi orientou as equipes na operação, que contou também com o apoio do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar.

"A nossa prioridade é com a vida e com a saúde dos moradores. Hoje, estamos aumentando o nosso efetivo nas ruas, com mais fiscais e agentes, para fiscalizar a abertura das lojas contempladas na linha amarela. Mas, para essa etapa da flexibilização funcionar, a gente precisa do apoio dos petropolitanos, todos têm responsabilidade. Se os números piorarem, podemos voltar atrás, até decretar o lockdown", disse o prefeito Bernardo Rossi.

No Alto da Serra, os fiscais flagraram pessoas praticando atividade física dentro de uma academia - serviço que ainda não está autorizado. Dentro do mesmo espaço, ainda funcionava um salão de beleza, que não possuía alvará. As equipes intimaram o fechamento das atividades e pediram o isolamento dos equipamentos. Apenas o estúdio de pilates no local está liberado. Em Pedro do Rio, duas padarias foram autuadas por permitirem o consumo de comida e bebida dentro dos estabelecimentos.

Um homem teve sua mercadoria apreendida no Centro. Ele vendia alimentos sem licença ou qualquer outro tipo de autorização, na Rua Paulo Barbosa. Não foi a primeira vez que o rapaz causou problemas para a fiscalização.

"O pedido de licença dele foi negado e a venda só pode ser feita por quem tem autorização. Na última sexta, ele já tinha sido autuado pelos nossos fiscais e dessa vez recolhemos também a carrocinha. Nesse caso a orientação não deu certo e precisamos agir de maneira mais efetiva", conta Karina Bronzo, secretária de Serviços, Segurança e Ordem Pública.

Houve também fiscalização quanto ao uso das máscaras em espaços públicos e em estabelecimentos comerciais. Agências bancárias foram fiscalizadas para a adoção de medidas de organização das filas. “Estabelecimentos que não respeitarem os decretos serão fechados. Caso sejam flagrados novamente, podem sofrer a sanção administrativa, através da multa”, esclarece Karina.

"É fundamental que os estabelecimentos cumpram os protocolos criados pela Vigilância Sanitária, como o uso do álcool em gel e de máscaras. Orientamos quanto a higienização das mãos e dos balcões, além de não permitir que os consumidores experimentem roupas no interior das lojas", explica a coordenadora do Procon/Petrópolis, Raquel Motta.

O plano de retomada das atividades, disponível no site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br/coronavirus), traz todas as medidas que devem ser adotadas por cada tipo de estabelecimento para a reabertura em segurança, para funcionários e clientes. As equipes de fiscalização estarão na rua permanentemente para orientar a população e coibir irregularidades.


Galeria de Fotos

O plano de retomada das atividades, disponível no site da prefeitura, traz todas as medidas que devem ser adotadas por cada tipo de estabelecimento para a reabertura em segurança para funcionários e clientes Caio Garin
O plano de retomada das atividades, disponível no site da prefeitura, traz todas as medidas que devem ser adotadas por cada tipo de estabelecimento para a reabertura em segurança para funcionários e clientes Caio Garin

Comentários