Outra medida que pretende acelerar a testagem na cidade é a ampliação, nos dois próximos domingos, dias 05 e 12 de julho, das ações do Drive Thru no Parque Municipal, em Itaipava - Caio Garin
Outra medida que pretende acelerar a testagem na cidade é a ampliação, nos dois próximos domingos, dias 05 e 12 de julho, das ações do Drive Thru no Parque Municipal, em ItaipavaCaio Garin
Por Ney Freitas
Petrópolis - Para aumentar a capacidade de testagem na cidade, a prefeitura tomou medidas importantes nesta sexta-feira. Uma delas foi aumentar a quantidade de testes nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Até hoje, os locais realizavam 50 testes por semana, em cada uma das nove UBS de Petrópolis. A partir de agora, cada unidade vai oferecer 150 vagas por semana. Os cadastros serão abertos semanalmente, através de um link na página da prefeitura na Internet. Todos os resultados serão disponibilizados, em até 48 horas, no mesmo local onde foi feita a inscrição. Vale lembrar que os cadastros são importantes e, neles, devem constar nome, CPF e endereço dos usuários, além de questões relativas às datas e período dos sintomas da COVID-19. Os atendimentos são realizados nas unidades do Alto Independência, Quitandinha, Morin, Itamarati, Retiro, Araras, Itaipava, Pedro do Rio e Mosela.

Além disso, para facilitar o atendimento das pessoas que não têm acesso à testagem no horário normal das unidades, a prefeitura destacou o Centro de Saúde para realizar os exames no terceiro turno, entre 16h e 19:30h, de segunda a sexta-feira, com um total de 80 vagas por dia. Ainda com o objetivo de ampliar a testagem no município, 04 UBS, mais o Centro de Saúde, vão abrir aos sábados durante os próximos finais de semana oferecendo 100 vagas, em cada ação, para realização de exames. Na primeira semana, serão as UBS da Mosela, Itaipava, Alto Independência e Morin.

Estamos cumprindo nosso plano de salvar vidas e proteger a saúde da população. A ampliação dos nossos testes vem nos dando um melhor monitoramento da doença na cidade e, além disso, mapeando a transmissibilidade do vírus entre os petropolitanos. Vamos aumentar os testes nas Unidades Básicas de Saúde em todo o município e, também, nas ações pontuais do Drive Thru. Estamos fazendo nossa parte, mas continuamos pedindo para que a população faça a dela, mantendo as regras de isolamento e evitando as aglomerações”, disse o prefeito Bernardo Rossi.

Outra medida que pretende acelerar a testagem na cidade é a ampliação, nos dois próximos domingos, dias 05 e 12 de julho, das ações do Drive Thru no Parque Municipal, em Itaipava. Além das ações já anunciadas aos sábados, as testagens aos domingos também irão oferecer mais 450 vagas disponíveis para cadastros no site da prefeitura. “Passamos a atender flexibilizando locais e horários. Além disso, aumentamos a quantidade de vagas a serem disponibilizadas à população”, disse a secretária de saúde do município, Fabíola Heck. Vale dizer que servidores das Secretarias de Assistência Social, Obras e Saúde começaram a realizar os testes rápidos na manhã desta sexta-feira, na sede administrativa da prefeitura. Também nesta semana, servidores da COMDEP e Guarda Civil foram testados.