Terminal Centro passou pela maior reforma em muito tempo, com intervenções que deixaram telhado, piso, parte elétrica, pintura e pavimentação totalmente novos - Caio Garin
Terminal Centro passou pela maior reforma em muito tempo, com intervenções que deixaram telhado, piso, parte elétrica, pintura e pavimentação totalmente novosCaio Garin
Por O Dia
Petrópolis - Depois da reforma completa, o Terminal Centro já está recebendo de volta as linhas que foram transferidas durante a obra. Os primeiros ônibus que retornaram foram os da empresa Petro Ita, que estavam parando nas ruas Dr. Porciúncula e Souza Franco e, na sequência, retomam operação no local as linhas da viação Cidade Real, que foram levadas para Dr. Porciúncula, e da Cascatinha que estavam com ponto final na Rua do Imperador.

A operação foi retomada ainda na noite de quinta-feira, logo após o ato de inauguração. O Terminal Centro passou pela maior reforma em muito tempo, com intervenções que deixaram telhado, piso, parte elétrica, pintura e pavimentação totalmente novos.

A reforma do Terminal Centro era uma das metas do governo e agora todas as pessoas que passam e trabalham aqui vão aproveitar um espaço melhor, mais confortável e mais adequado para toda a população. Os ônibus já estão circulando de novo e todos vão poder ver o resultado dessa obra tão importante para a cidade. Desde o início dessa obra, a gente tinha a certeza de que ela poderia até trazer um transtorno por um curto período, mas agora todos vão ver o benefício que vai ficar para a cidade por vários anos”, destaca o prefeito Bernardo Rossi.

O Terminal Centro é destino de 1.640 viagens de 80 linhas de ônibus com destino a bairros como Alto da Serra, Quitandinha, Bingen, Retiro e Valparaíso. Antes da pandemia, o movimento alcançava 100 mil pessoas, entre passageiros e pedestres. Logo pela manhã, a moradora da Castelânea, Thais Filgueiras, gostou de ver o resultado da reforma.

O Terminal ficou lindo. Meu ônibus parou hoje lá e eu achei que ficou muito boa. Gostei de ver as pias instaladas para lavar as mãos. O piso também ficou bonito. Espero que todo mundo que passa por aqui ajude a cuidar”, disse ela.

As pias colocadas próximo ao banheiro feminino são instalações provisórias para permitir que a população faça a lavagem das mãos, de forma a prevenir o contágio do coronavírus. O piso em granitina foi todo refeito e polido e ainda foram instalados azulejos podotáteis para auxiliar no deslocamento de pessoas com deficiência visual.

Além desses pontos, o telhado também sofreu intervenções e teve todas as telhas substituídas, com instalação de rufos e cumeeiras e impermeabilização de calhas para evitar poças e infiltrações. A parte elétrica foi substituída, com destaque para a colocação de 57 luminárias de LED, deixando o terminal mais iluminado. A revisão da parte elétrica também permite a instalação de câmeras de monitoramento (que serão ligadas ao Ciop) e internet Wi-Fi que ficará disponível para a população – os serviços já estão sendo providenciados e contratados. A pavimentação da área de circulação de ônibus foi totalmente refeita e a pintura tanto na parte interna quanto externa foram revitalizadas.