Em ações que já abrangeram todos os bairros da cidade, os fiscais já autuaram e intimaram o fechamento de 50 bares - Vinicius Ferreira
Em ações que já abrangeram todos os bairros da cidade, os fiscais já autuaram e intimaram o fechamento de 50 baresVinicius Ferreira
Por O Dia
Petrópolis - O funcionamento de bares ainda não é permitido dentro do processo de flexibilização na retomada das atividades sócio econômicas no município. E a fiscalização de posturas, vinculada à Secretaria de Serviços, Segurança e Ordem Pública – SSOP, vem atuando de forma contínua na apuração de denúncias de funcionamento irregular desses estabelecimentos. Em ações que já abrangeram todos os bairros da cidade, os fiscais já autuaram e intimaram o fechamento de 50 bares.

No último fim de semana, por exemplo, foram três bares flagrados em funcionamento no bairro Floresta. Os estabelecimentos foram intimados a fechar. “A fiscalização tem sido contínua. Atendendo denúncias ou montando operações com apoio de outras secretarias como Vigilância Sanitária ou mesmo o Procon, além do apoio das forças de segurança como a Guarda Civil e a Polícia Militar, nós temos percorrido todos os bairros da cidade para evitar o descumprimento dos decretos, que visam a proteção da saúde dos petropolitanos nesse momento de pandemia”, ressalta a Secretária de Serviços, Segurança e Ordem Pública, Karina Bronzo.

As ações de fiscalização foram intensificadas especialmente com a reabertura dos restaurantes, que já podem voltar a atender dentro de restritas recomendações técnicas elaboradas pela Secretaria de Saúde. “Quando foi autorizada a retomada da atividade dos restaurantes, o nosso planejamento já se antecipou à possibilidade de que bares voltassem a funcionar, contrariando o que prevê a flexibilização. O que a gente tem buscado é identificar se o estabelecimento se enquadra de fato como restaurante ou se opera apenas como bar. Nesse período, emitimos 50 intimações, autuações e multas contra estabelecimentos que abriram incorretamente”, esclarece o chefe de fiscalização de posturas, Hailton Lima.

Nas últimas semanas, a secretaria de Serviços, Segurança e Ordem Pública, informa que houve crescimento nas ocorrências relativas à fiscalização de bares, “o que faz com que aumentássemos a quantidade de equipes nas ruas”, destaca. A secretária esclareceu ainda que todas as denúncias estão sendo checadas. “Por serem muitas ocorrências, por vezes pode haver uma demora maior na verificação, mas todas as reclamações são atendidas. Solicitamos à população que continue se protegendo, usando máscaras e saindo às ruas somente em situações inadiáveis, evitando assim a disseminação do novo Coronavírus. Lembramos que mesmo os assintomáticos podem transmitir a doença”, pontua Karina.