Exames serão realizados em várias ações e em diversos pontos da cidade graças à aquisição de 50 mil novos kits - Marlan Kling
Exames serão realizados em várias ações e em diversos pontos da cidade graças à aquisição de 50 mil novos kitsMarlan Kling
Por O Dia
Petrópolis - O prefeito Bernardo Rossi anunciou através de uma live, na tarde desta quinta-feira, as novas ações de testagem em massa da população. Os 50 mil kits de testes rápidos, adquiridos pelo município, foram entregues esta semana à Secretaria de Saúde. Desta forma, a prefeitura montou um esquema de testagem que visa atender à população em diversas ações na cidade. Segundo o prefeito, a testagem em massa dos petropolitanos vai ocorrer de forma mais abrangente e em locais escolhidos devido à grande circulação diária de pessoas, como a Praça Dom Pedro, no Centro da cidade, e a Praça de Corrêas.

Vamos dar continuidade ao nosso plano de salvar vidas e proteger a população contra o novo coronavírus. Recebemos os 50 mil kits de testagem e, desta forma, vamos conseguir agir de uma maneira mais abrangente, indo onde as pessoas estão. Faremos testes nas praças, nas comunidades, nos terminais, nos bairros, no sistema de Drive Thru, nas Unidades Básicas de Saúde e também nos Postos de Saúde da Família. A responsabilidade com a vida dos petropolitanos nos fez ser uma das primeiras cidades a iniciar o isolamento, realizar compras emergenciais para garantir que não faltassem itens importantes para o tratamento da doença e fechar as barreiras com outras cidades, impedindo que o vírus de fora circulasse por aqui”, afirmou o prefeito.

Nesta sexta-feira (07/08) e sábado (08/08), a prefeitura vai disponibilizar, sem a necessidade de cadastro ou agendamento, ações simultâneas em dois pontos da cidade: a Praça Dom Pedro, no Centro, com 200 testes, e a Praça de Corrêas, com a mesma quantidade de kits. Nesses locais serão instaladas duas tendas da saúde, sendo uma para montagem da ficha dos usuários e realização do exame, e outra para os pacientes buscarem o resultado do teste rápido em apenas 15 minutos. As tendas vão contar, sempre, com duas equipes, compostas por um enfermeiro, 4 técnicos de enfermagem e funcionários administrativos. Na sexta-feira, no Centro e em Corrêas, o horário de atendimento ao público será entre 09h e 16h. Já no sábado, nos mesmos locais, as testagens serão feitas entre 09h e 13h.

Também no sábado (08/08), as ações vão ocorrer em Unidades Básicas de Saúde (UBS) e pelo sistema Drive Thru, através de cadastro realizado pelos usuários no site da prefeitura com informações como nome, endereço, CPF e telefone. Vale dizer que as inscrições para os dois dias já estão abertas. As UBS´s do Morin, Itaipava e Retiro estão oferecendo 100 vagas cada. O Centro de saúde também atenderá o público para testagem, no mesmo dia, com 400 vagas abertas. Pelo sistema Drive Thru, que será realizado também no sábado (08/08) na prefeitura de Petrópolis, estão sendo disponibilizadas 800 vagas. Nas Unidades Básicas de Saúde, os pacientes serão atendidos neste sábado entre 09h e 16h. O sistema Drive Thru atende sempre, também, entre 09h e 16h. Novas ações estão previstas, pelo mesmo sistema, para o dia 15, na Mosela, e dia 22, no Cascatinha.

Vamos dar início aos testes já nesta sexta-feira (07/08). Escolhemos esses locais para o próximo final de semana porque são pontos de grande quantidade de pedestres. No Centro da cidade e em Corrêas, por exemplo, vamos conseguir atender às pessoas que trabalham e não têm muito tempo. Todos os que passarem pelos locais e quiserem ser testados poderão fazer sua ficha e teste ali mesmo. Inicialmente teremos 200 testes disponibilizados nos dois locais e nos dois dias. Vamos avaliar a necessidade de fazer mais ou menos testes de acordo com a procura por parte da população. Nosso objetivo é identificar pessoas possivelmente infectadas na cidade para que possam ser encaminhadas aos pontos de apoio e orientadas, pelas equipes de saúde, à procura de cuidados médicos ou simplesmente ao isolamento domiciliar. Vamos manter o tele monitoramento das pessoas que testarem positivo e realizar testagem, também, nas famílias desses pacientes e pessoas do seu círculo profissional”, explicou a secretária de Saúde, Fabíola Heck.

Segundo o médico infectologista, Dr. José Henrique Castrioto, as ações de testagem são de fundamental importância no cenário técnico da pandemia. “É de extrema importância fazer esse monitoramento na população. Do ponto de vista técnico, ainda estamos no meio da pandemia. Nossas análises de dados mostraram que este mês tivemos, pela primeira vez, a curva apontando para baixo. De qualquer forma, as pessoas devem se conscientizar que esses números dependem das ações tomadas por elas no dia a dia. A pandemia ainda não acabou e devemos permanecer atentos quanto às medidas de higiene básicas. Conseguimos achatar a curva e Petrópolis vive, hoje, uma situação confortável graças às medidas tomadas pela prefeitura ainda no mês de março”, disse.

Com os novos 50 mil kits de testagem, o município vai abastecer os estoques de todas as Unidades Básicas de Saúde e manter o roteiro definido anteriormente das ações de Drive Thru na cidade. Além disso, a Secretaria de Saúde vai disponibilizar testes aos Postos de Saúde da Família. Nestes locais, os usuários vão poder realizar os testes sem a necessidade de agendamento ou cadastro.