O Vicenzo Rivetti é o maior empreendimento habitacional popular já construído na história de Petrópolis - Caio Garin
O Vicenzo Rivetti é o maior empreendimento habitacional popular já construído na história de PetrópolisCaio Garin
Por O Dia
Petrópolis - O processo de mudanças dos moradores para o conjunto habitacional do Vicenzo Rivetti continua acontecendo. As 300 famílias beneficiadas com as unidades do condomínio 3 estão nos últimos dias do calendário de ocupação. O prefeito Bernardo Rossi acompanhou, ainda na manhã da última quinta-feira a chegada de alguns dos novos moradores e também teve a oportunidade de conversar com quem já se mudou e com pessoas não veem a hora de chegar a vez delas.

Robson Francisco de Brito é um dos que já levou todos os móveis e pertences junto com a esposa Pâmela e as duas filhas, Maria Eduarda e Maria Cecília. Ele foi contratado pelo condomínio para trabalhar na portaria do condomínio onde vive, e onde alcançou o sonho de ter de novo uma casa.

É um sonho realizado. É uma coisa que a gente aguardava com muita ansiedade e hoje estamos vivendo o nosso momento. Agora só esperamos coisas boas para o futuro, porque o principal nós já temos: a nossa casa própria”, contou ele.

Fabiana Souza também teve a oportunidade de conversar e agradecer ao prefeito Bernardo Rossi pelo trabalho para que as casas fossem entregues. Ela contou que alcançou o que a mãe não conseguiu: a mãe ficou desabrigada em 1988 e nunca teve uma casa de volta. Fabiana também foi atingida por chuva, em 2011, quando morava na Rua 1º de Maio (Castelânea). Nesta quinta, ela esteve no conjunto habitacional usando uma camisa escrita “fé”, uma palavra que representa muito para que chegasse até esse dia.

Se não fosse essa palavra, eu não estaria aqui de pé. É graças a essa palavra que hoje eu estou. Ter a casa de volta significa dignidade, felicidade. Eu estou muito feliz e agradecida, era o que eu esperava. Eu vi isso aqui no mato, eu não tinha mais esperança nenhuma de que isso iria levantar, mas hoje eu estou vendo tudo pronto”, disse Fabiana.

Ouvir esses relatos me emociona muito porque foi muito grande a nossa luta para que essas casas fossem construídas e esses moradores pudessem receber esses apartamentos. É uma felicidade muito grande para quem viu um terreno com mato e lama, agora ver uma casa já toda mobiliada, ver família já com a mudança feita”, afirmou o prefeito Bernardo Rossi.

O Vicenzo Rivetti é o maior empreendimento habitacional popular já construído na história de Petrópolis. São 776 unidades, divididos em três condomínios. As obras começaram em 2013 e pararam em 2014. Só três anos depois, já no governo Bernardo Rossi e com a troca da construtora responsável, a construção ganhou ritmo.

Os apartamentos do Vicenzo Rivetti possuem dois quartos, sala, cozinha/área de serviço e banheiro. O condomínio ainda conta com um salão de festa, uma quadra esportiva e um parquinho. A construção dele foi realizada pela empresa AB Construtora através do programa Minha Casa Minha Vida. A prefeitura fez a infraestrutura do entorno, trabalho técnico-social e também está fazendo uma creche e uma UBS para atender a demanda por esses serviços que vai crescer com a chegada de cerca de 3 mil pessoas para viver no local.

Após o período de mudanças do condomínio 3 e autorizações de Caixa e MDR, serão organizados os calendários de mudanças dos demais condomínios.