Atividades de cinoterapia com pacientes oncológicos é retomada pela Guarda MunicipalDivulgação
Por O Dia
Publicado 30/09/2020 18:53
Petrópolis - O Grupamento de Operações com Cães da Guarda Civil Municipal retomou na última terça-feira as atividades de cinoterapia com os pacientes oncológicos do CTO. O contato dos animais com as pessoas atendidas no Centro de Tratamento Oncológico deverá respeitar protocolos para prevenção da contaminação pelo novo coronavírus. A atividade estava suspensa devido à pandemia de covid-19.
A cinoterapia é uma atividade realizada através da relação entre cães e pessoas. A troca de afagos envolvendo animais e pacientes proporcionam um bem-estar emocional que contribui para melhoras em quadros de ansiedade, estresse, depressão entre outros.
Publicidade
Mas o principal benefício é o sentimento de amor e os sorrisos arrancados pela dupla de golden retrievers da GCM, Chico e Jububa, que só de aparecerem diante dos pacientes, já os deixam encantados.

A terapia reiniciada teve que respeitar protocolos para ser realizada com segurança e impedir a disseminação da Covid-19. Os cães precisam passar por uma higienização a cada vez que tiver contato com um novo paciente.
Os animais serão limpos com álcool em gel 70%, com hidratante na fórmula, próprio para animais, não prejudicial à pele e ao pelo. Os agentes que os conduzem devem utilizar equipamento de proteção individual (EPI) contendo luvas, máscara, face shield, além da utilização de álcool em gel.
Publicidade
O número de pessoas a serem atendidas pela cinoterapia também está limitado à cinco. Após o atendimento a estes pacientes a atividade deve ser encerrada.