Dia D da Campanha Outubro Rosa acontece neste sábado - Divulgação
Dia D da Campanha Outubro Rosa acontece neste sábadoDivulgação
Por O Dia
Petrópolis - Neste dia 24 de outubro, será realizado o DIA D da Campanha Outubro Rosa. Seguindo o cronograma já divulgado pela prefeitura, o Centro de Saúde vai realizar ações específicas para as mulheres com início às 8h.
O mutirão vai oferecer 100 exames de coleta de preventivo, busca ativa de faltosos de patologia cervical às pacientes de lesões pré-oncológicas, consultas de ginecologia, nutrição, odontologia e psicologia, além de testes rápidos de Sífilis, HIV e Hepatites, e orientações de atividades físicas realizadas por educadores.
Publicidade
Todas as consultas foram agendadas e terão intervalo mínimo de 30 minutos para que sejam evitadas as aglomerações e realizadas limpeza e higienização dos consultórios.
No Hospital Alcides Carneiro, também neste sábado, mais 180 pacientes terão seus atendimentos garantidos no ambulatório da unidade com consultas e exames de mamografia e ultrassonografia transvaginal.
Publicidade
Na próxima terça-feira, outras 35 pacientes serão atendidas na realização de exames de ultrassonografia transvaginal, mamografia e ressonância de mama, entre 17h e 22h, no Hospital Alcides Carneiro. Dia 31, e último dia da campanha, estão agendados mais 24 exames de mamografia.
Mutirão de exames acontece no HAC e no Centro de Saúde - Divulgação
Mutirão de exames acontece no HAC e no Centro de SaúdeDivulgação
Publicidade
Pacientes devem manter seus cadastros atualizados
Com a retomada das atividades eletivas na saúde do município, a prefeitura vem fazendo uma programação de mutirões para agilizar todos os atendimentos de consultas, exames e cirurgias em Petrópolis. Diante da necessidade de reagendamento, a Secretaria de Saúde informa que vem encontrando grande dificuldade de contato com pacientes que aguardam pela realização de exames.
Publicidade
Segundo a secretária de saúde, Fabíola Heck, muitos têm deixado de manter seus cadastros atualizados nas unidades de saúde do município. “Nossas equipes vêm entrando em contato para fazer o reagendamento dos procedimentos, mas muitas pessoas não estão sendo localizadas porque deixaram seus cadastros desatualizados. Elas trocam de telefone e não avisam nada nos postos. Na última semana, de cem pacientes contatados apenas 25 foram localizados. Isso acaba travando o andamento do trabalho e prejudicando os próprios pacientes”, explicou a secretária.
Fabíola também informou que pacientes que não receberem a ligação das unidades até o próximo mês de novembro, retornem aos locais onde foram atendidos para que possam atualizar seus cadastros e refazer seus pedidos de exames.
Publicidade
A demanda de pacientes para os atendimentos eletivos se formou nos últimos seis meses, entre março e setembro deste ano, quando todos os procedimentos tiveram sua realização suspensa devido às medidas de segurança para o enfrentamento da COVID-19 na cidade.
Até o momento, mais de 200 pessoas já tiveram seus atendimentos garantidos no Hospital Alcides Carneiro e no Centro de Saúde. Em apenas uma semana foram realizados 61 exames de baixa e alta complexidade, 180 consultas de diversas especialidades e 20 cirurgias.
Publicidade
As consultas vem sendo realizadas em todas as Unidades de Saúde, tais como Postos de Saúde da Família, Unidades Básicas de Saúde, Centro de Saúde e Ambulatório Escola do Hospital Alcides Carneiro. A prefeitura lembra que as obras de adaptação do novo mamógrafo digital do Centro de Saúde tiveram início no último dia 13 de outubro e tem previsão de entrega para o mês de novembro.
Veja abaixo os locais de atendimento à população feminina no dia 24 de outubro, entre 08h e 17h.
- Vila Rica
- Jardim Salvador
- Retiro
- Castelo
- Vila Felipe
- Secretário
- Castelo São Manoel
- Menino Jesus
- Moinho Preto
- São João Batista
- Santíssima Trindade
- Alto Siméria
- Secretário
- Fazenda Inglesa
- Águas Lindas
- Estrada II
- Machado Fagundes
- UBS Morin / Retiro / Itamarati / Mosela / Quitandinha / Pedro do Rio / Araras
- Posse I, II e III
- Alto da Serra I, II, III e IV
- Carangola II
- Vale do Carangola
- Vila Saúde
- Amazonas
- Thouzet
- Caxambu
- Santa Isabel
- Pedras Brancas
- Castrioto
- Bataillard
- Mosela
- Campo do Lusitano
- Lajinha
- Vale das Videiras
- 24 de Maio