Prefeito Bernardo Rossi e vice Baninho inspecionam trabalho de montagem de novo mamógrafo - Reprodução
Prefeito Bernardo Rossi e vice Baninho inspecionam trabalho de montagem de novo mamógrafoReprodução
Por O Dia
Petrópolis - Teve início nesta segunda-feira a montagem do novo mamógrafo digital do Centro de Saúde. Desde ontem, técnicos da empresa responsável vão permanecer em Petrópolis durante sete dias para dar continuidade à montagem do aparelho que começará a operar já na primeira quinzena do mês de dezembro..
As obras, que tiveram início há cerca de um mês, prepararam o local que irá abrigar o novo equipamento. No trabalho, aparelhos de ar-condicionado e um termohigrômetro também foram instalados, para a aferição constante de temperatura e umidade do local.

O novo mamógrafo digital de Petrópolis vai realizar até 600 exames por mês. Esse número é o dobro da quantidade realizada pelo antigo equipamento analógico. Instalado no Centro de Saúde Coletiva Professor Manoel José Ferreira, na Rua Santos Dumont (Centro), o equipamento vai ampliar a oferta de exames na rede do Sistema Único de Saúde (SUS) de Petrópolis. A expectativa da unidade é realizar exames também aos finais de semana para dar ainda mais agilidade à demanda atual.

“Ficamos felizes em poder fazer ainda mais pela saúde da população, principalmente por se tratar de um exame tão importante. O novo mamógrafo vai dobrar a quantidade de exames e, desta forma, dar ainda mais agilidade a quem tem urgência em seus diagnósticos. É de fundamental importância que as mulheres continuem se cuidando, em todas as idades”, afirmou o prefeito Bernardo Rossi, durante uma visita ao local.

As obras foram necessárias devido às recomendações da empresa que produziu o mamógrafo. O equipamento, adquirido através de uma emenda parlamentar, vem substituir o antigo mamógrafo da unidade que não possuía mais manutenção.
Publicidade
Atualmente, as mamografias vêm sendo realizadas no Hospital Alcides Carneiro (HAC) e em duas clínicas contratadas. Para realizar as mamografias no Centro de Saúde, as pacientes precisam ter, além de avaliação periódica, um pedido médico com a indicação do exame.