Prefeito interino, Hingo Hammes, sancionou lei que aumentou margem para concessão de empréstimo consignado aos servidores
Prefeito interino, Hingo Hammes, sancionou lei que aumentou margem para concessão de empréstimo consignado aos servidoresAlan Pacheco
Por O Dia
Petópolis - O prefeito interino de Petrópolis, Hingo Hammes, sancionou lei que aumentou de 35% para 40% a margem para concessão de empréstimo consignado, extensivo aos funcionários ativos e inativos, além dos pensionistas. A medida vale até o dia 31 de dezembro deste ano. Após essa data, o percentual volta para os anteriores 35%. De acordo com a lei publicada no Diário Oficial na quarta-feira (14.04) dos 40%, 5% são destinados para saque ou pagamento da fatura do cartão de crédito.

O desconto do valor do empréstimo será feito na folha de pagamento, o que diminui o risco de inadimplência. Por isso, as taxas dessa linha são mais baixas do que de outros tipos de empréstimos e financiamentos.
A medida impede novas contratações com o percentual de 40% a partir de 1º de janeiro de 2022. No entanto, ficam mantidos esses percentuais de desconto para as operações já contratadas. A lei estabelece que, quando não houver leis locais específicas definindo um porcentual maior, a margem de 40% também será aplicada.

“A sanção dessa lei vai permitir que os servidores tenham acesso a um crédito maior e com taxas mais acessíveis”, disse Hammes.

O texto sancionado e já publicado prevê também a possibilidade de concessão de prazo de 180 dias de carência para novos empréstimos ou para operações já realizadas e que poderão ser renegociadas. Nessas hipóteses, durante o período de carência, serão mantidas as incidências de juros e encargos contratados.

“O servidor poderá realizar a operação e parcelar o empréstimo em até 144 meses. O crédito consignado foi criado como uma modalidade de operação voltada para promover a inclusão financeira com o barateamento do crédito”, disse o secretário de Fazenda, Jair Nunes.