Secretaria de Saúde alerta para a importância de intervalo entre vacinas
Secretaria de Saúde alerta para a importância de intervalo entre vacinas Divulgação/Ascom
Por O Dia
Petrópolis - Disponível nos postos de Saúde em Petrópolis desde segunda-feira (19), a imunização contra a influenza (vírus da gripe), que ocorre em paralelo à vacinação contra a COVID-19, embora com públicos diferentes neste momento, vem gerando dúvidas, principalmente quanto ao intervalo entre as vacinas.
A Secretaria de Saúde lembra que, em ambos casos, vem seguindo as orientações do Ministério da Saúde, que prevê neste momento público diferenciado para as duas vacinações e intervalo de 15 dias entre as vacinas.

Em relação à influenza (gripe) que público está sendo vacinado?
Por conta da pandemia, o Ministério da Saúde iniciou a vacinação contra a influenza por profissionais de saúde, gestantes, puérperas (mães que tiveram bebê há até 45 dias) e crianças maiores de 6 meses e menores de seis anos. Para idosos e professores, a vacinação será realizada a partir de 11 de maio.
Publicidade
Que público está sendo vacinado contra a COVID-19?
Atualmente Petrópolis está vacinando idosos com mais de 66 anos (nesta quarta-feira começam também pessoas com 64 e 65 anos), acamados com mais de 60 anos, trabalhadores da Saúde com mais de 50 anos e integrantes de Forças de Segurança. A Secretaria de Saúde anunciou na segunda-feira um calendário com escala de vacinação de idosos até a faixa etária dos 60 anos.
Que vacina devo priorizar? Há algum prazo entre as vacinas?
Pessoas que fazem parte do grupo de imunização contra a covid-19, devem priorizar esta vacina. Importante lembrar que o prazo entre as vacinas deve ser de 15 dias.
Publicidade
Como funcionam os prazos entre as vacinas?
No caso da CoronaVac, cuja segunda dose deve ser aplicada no prazo entre 14 e 28 dias após a primeira dose, a orientação é para que o ciclo de aplicação de duas doses seja concluído antes da vacinação da gripe. Após a segunda dose da vacina contra a COVID-19 deve ser respeitado o prazo de 15 dias para a vacinação contra a influenza.
No caso da vacina da Oxford/AstraZeneca, cuja segunda dose deve ser aplicada no prazo de 90 dias após a primeira, a orientação é para que a vacina contra a gripe seja aplicada 15 dias após a primeira dose da vacina da AstraZeneca.
A Secretaria de Saúde frisa que para a imunização, é fundamental a apresentação do cartão de vacinação, para que seja possível conferir os prazos entre as vacinas