Selo Escola Segura é obrigatório para início as aulas no modelo híbrido, com aulas online e presenciais
Selo Escola Segura é obrigatório para início as aulas no modelo híbrido, com aulas online e presenciaisDivulgação/Ascom
Por O Dia
Petrópolis - Escolas públicas e privadas de Petrópolis só poderão iniciar as aulas no sistema híbrido com o Selo Escola Segura. A medida, publicada no Diário Oficial desta sexta-feira (30), visa à segurança de alunos e equipes da Educação, uma vez que algumas escolas vistoriadas ainda não estavam adequadas, atendendo os requisitos exigidos pela Comissão de Vistoria, formada por representantes da Vigilância Sanitária, Secretaria de Educação e grupo de trabalho. Até agora, das 30 escolas vistoriadas, 22 atenderam as exigências e estão recebendo o selo de Escola Segura.

Na próxima segunda-feira (3), poderá iniciar a aula no sistema híbrido apenas o 3º ano do Ensino Médio da rede municipal, no Liceu Municipal Prefeito Cordolino Ambrósio. Na rede privada, estarão liberadas para funcionar as turmas do 3º ano do Ensino Médio e 1ª ano do Ensino Fundamental. Em ambos os casos, só serão autorizadas a receber alunos – respeitando o distanciamento de 1,5 metro e o limite máximo de 50% do número de alunos da turma – as unidades de ensino aprovadas na vistoria, e que garantiram o selo de segurança.

A opção pelo sistema híbrido não é obrigatória, ou seja, os pais e/ou responsáveis que preferirem poderão manter os estudantes apenas com ensino remoto, como acontece atualmente.

A retomada das aulas será gradual, respeitando calendário que prevê intervalos de no mínimo uma semana entre cada etapa da flexibilização. No caso da rede municipal, onde as aulas serão iniciadas pelo Liceu Municipal Prefeito Cordolino Ambrósio, a reabertura começa pelo 3º ano do Ensino Médio e avança para o 2º ano do Ensino Médio após 15 dias.
A previsão é que sete dias depois seja autorizado o início das aulas para turmas do 1º ano do Ensino Médio. Após esta fase serão iniciadas as etapas de flexibilização para turmas do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos e, posteriormente, Educação Infantil.

Na rede privada a retomada será feita também de forma escalonada, começando, na próxima semana, para turmas do 3º ano do Ensino Médio e 1º ano do Ensino Fundamental. A partir daí, a flexibilização será semanal, com liberação de duas séries em cada etapa: 2º ano do Ensino Médio e 2º ano do Ensino Fundamental na semana 2 (iniciada no dia 10); 1º ano do Ensino Médio e 3º ano do Ensino Fundamental na semana 3 (iniciada em 17); 4º ano e 9º ano do Ensino Fundamental na semana 4 (iniciada no dia 24); 5º ano e 8º ano do Ensino Fundamental na semana 5 (iniciada no dia 31); e 6º ano e 7º ano do Ensino Fundamental na semana 6 (iniciada no dia 7 de junho).
Publicidade
A Educação Infantil será autorizada a iniciar o período de adaptação, com atendimento individual, na semana 3, e deverá ser autorizada a funcionar, respeitando a mesma limitação de alunos imposta às demais séries, na semana 7 (iniciada no dia 14 de junho).

Escolas que ainda não solicitaram a vistoria devem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Educação pelo e-mail seesupervisao@gmail.com ou pelo telefone 2246-8675.

RELAÇÃO DE ESCOLAS QUE JÁ TÊM O SELO

*As unidades têm autonomia para definir a data de retorno.
Colégio Pensi
Colégio Ipiranga
Instituto Metodista de Petrópolis
Colégio Aplicação
CIEP Cecília Meirelles
Seminário Educacional Diocesano
Colégio Dinâmico
Escola Estadual de Araras
Colégio Estadual Irmã Cecília Jardim
Liceu Municipal Prefeito Cordolino Ambrósio
Ipae
Colégio Chapeuzinho Vermelho
Bom Jesus
Colégio Alaor
PRW
Colégio Imperador
Colégio Fênix
SESI
Colégio Santa Isabel
Crescer
Unicriança
Colégio São Tomás de Aquino