Agentes instalaram placas de sinalização da rota de fuga e indicação do Ponto de Apoio no bairro FlorestaDivulgação/Ascom
Publicado 18/11/2021 11:58
Petrópolis - As equipes da Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias seguem com a implementação do Sistema de Alerta e Alarme Alternativo para Escorregamento na comunidade do Floresta. Nesta quarta-feira (17), os agentes realizaram a instalação das placas de sinalização da rota de fuga e indicação do Ponto de Apoio definidos para a localidade.
O projeto estabelece um mecanismo alternativo, com o uso de apitos, para a mobilização e posterior desmobilização segura da população, em dias de chuva forte. Essa é mais uma etapa da implantação do projeto, único a seguir o modelo no Brasil, que conta principalmente com a participação comunitária visando uma conduta preventiva entre os moradores.

"É um trabalho que tem como base a mobilização comunitária. A participação efetiva dos moradores gera uma maior conscientização da comunidade, com impactos positivos a curto, médio e longo prazo", lembra o prefeito Hingo Hammes.

Para a implementação do projeto, a Defesa Civil atuou na estruturação do Núcleo Comunitário de Defesa Civil (NUDEC), com a participação voluntária de moradores da região, que estão sendo preparados para auxiliar a comunidade no momento de emergência.
“Estamos com nossas equipes empenhadas na implementação desse projeto, que visa preparar a população a atuar em parceria com a Defesa Civil e ter condições de agir de forma preventiva em situação de risco”, destacou o secretário de Defesa Civil, o Tenente Coronel Gil Kempers.
Anteriormente os moradores, integrantes do NUDEC, receberam instruções básicas com agentes da Defesa Civil sobre prevenção e identificação de riscos, além de definição para os toques dos apitos que funcionarão como sinalizadores sonoros na localidade.

A próxima etapa para a conclusão da implementação do Sistema de Alerta e Alarme para Escorregamentos, será nesta quinta-feira (18), quando será realizado um treinamento para a preparação do simulado na comunidade, programado para o dia 27 de novembro. “Esse treinamento será mais um importante passo para a orientação da população, que está participando ativamente da implementação desse projeto que vai fazer a diferença na localidade”, destaca a diretora de projetos da Defesa Civil, a Tenente Camila Nunes.

Para a estruturação do projeto na localidade, os moradores receberão, além dos treinamentos, o material de apoio que conta com colete de identificação do voluntário, apito, lanterna e capa de chuva. No simulado, os moradores testarão a funcionalidade dos toques dos apitos, percorrerão a rota de fuga e o funcionamento da abertura do Ponto de Apoio, estabelecido na Escola Municipal Duque de Caxias. Todas as ações dos moradores na comunidade nos dias de chuva serão orientadas pela Defesa Civil.
Leia mais