Atendimento foi retomado há dois meses - Dorinha Lopes/PMPR
Atendimento foi retomado há dois mesesDorinha Lopes/PMPR
Por O Dia
A Prefeitura de Porto Real retomou nos últimos dois meses as consultas e procedimentos de especialidades médicas nas seguintes unidades de saúde: Centro de Diagnóstico e Tratamento Henrique Sabadini Filho; Policlínico dos bairros Fátima e Jardim das Acácias e Casa da Mulher Clementina Tavernari.
Exames como: eco transtorácico; doppler; ultrassonografia; campo visual; exames laboratoriais no Policlínico do Bairro Fátima e mamografia, entre outros, já estão sendo realizados em Porto Real.
Publicidade
As especialidades mais procuradas são: ortopedia; oftalmologia e neurologia. As consultas para essas especialidades estão sendo agendadas para cerca de 30 dias, conforme preconiza o Ministério da Saúde.
Em relação às Unidades de Saúde da Família (USF), foram retomados os atendimentos de demanda espontânea do paciente e e também a programada, que se refere aos pacientes que precisam de cuidado contínuo, como, por exemplo: hipertensos, diabéticos, gestantes, crianças, etc.
Publicidade
Também estão sendo realizados normalmente pelas USFs, as consultas aos pacientes sintomáticos respiratórios, em locais separados dos outros atendimentos.
Os atendimentos que acontecem através da Secretaria de Estado de Saúde não estão acontecendo em sua totalidade. No entanto, o município vem realizando diversos procedimentos, através de contratos próprios.
Publicidade
São eles: ressonância; densiomentria óssea; teste ergométrico e holter. Outros como: eletroencefalograma; histeroscopia; endoscopia e colonoscopia retornarão, de maneira gradativa, a partir do dia 15 deste mês.
Cirurgias eletivas
A partir de 18 de setembro serão retomadas, gradativamente, dentro dos protocolos de saúde por conta da pandemia; as cirurgias de curta permanência na rede hospitalar, tais como vasectomia; pediátricas; algumas hérnias; etc.