Tráfico de Drogas - Divulgação/PMERJ
Tráfico de DrogasDivulgação/PMERJ
Por O Dia
O Disque Denúncia, central de atendimento especializada em atender a população que vivencia ou presencia ações criminosas no estado do Rio de Janeiro, divulgou um balanço das ligações feitas por moradores em Porto Real.
No ano passado, o serviço recebeu 22 denúncias, sendo que 50% delas foram relacionadas ao tráfico de drogas. Em 2020, de janeiro a 1º de setembro, o canal de denúncias recebeu o mesmo número de ligações, o que representa um pequeno aumento já que o ano ainda não terminou.
Publicidade
As denúncias foram relacionadas a pandemia do coronavírus, como desrespeito as regras de distanciamento, e a degradação do meio ambiente. Porém, o tráfico de drogas continua sendo o crime mais denunciado pelos moradores da cidade, correspondendo a 27% dos telefonemas.
O coordenador do Disque Denúncia, Zeca Borges, destaca que a participação dos moradores é muito importante para ajudar no trabalho da polícia. "Sem o auxílio da população, a polícia pode muito pouco. Ela não consegue estar em todos os lugares ao mesmo tempo, mas em todos os lugares, sempre há uma pessoa de bem que viu algum fato e está disposto a ajudar, repassando informações ao Disque Denúncia".
Publicidade
Quem deseja denunciar algum crime ou infração, tem duas possibilidades. Seja pelo telefone 0300 253 1177 (custo de ligação local) ou pelo aplicativo para celulares “Disque Denúncia RJ”. As ligações não são gravadas, rastreadas e não têm binas. Além disso, ninguém pergunta o nome ou endereço, ou seja, o anonimato é garantido.