Projeto Caça ao tesouro - Divulgação
Projeto Caça ao tesouroDivulgação
Por O Dia
O Instituto CCR desenvolveu um mapa literário com sugestões de livros infantis brasileiros para divertir as crianças, em casa ou na escola, para comemorar o Dia Nacional do Livro (29 de outubro). Com as restrições impostas pelo isolamento social, celebrar essa data por meio de passatempos literários não serve apenas como lazer, mas como uma forma de fazer com que crianças e adultos viajem para novos ambientes sem precisar sair.

Por isso, o programa Caminhos para a Cidadania, do Instituto CCR, propõe uma caça ao tesouro, com cinco enigmas para desvendar tesouros literários do Brasil, passando por cinco estados e, a cada livro, uma nova experiência será descoberta. Para começar a aventura, basta ir ao site e entrar na brincadeira.

A Ariane Teles, responsável pelo Caminhos para a Cidadania, esclarece que a ideia é mostrar às crianças obras de autores contemporâneos Brasil adentro. "São indicações que irão ampliar o conhecimento sobre a história literária de diversos locais do nosso País”, resume.
Estando em casa, com os pais ou na escola, com os professores, atividades lúdicas que incentivem as crianças a ler não são apenas um passatempo divertido. Elas também ajudam a melhorar a escrita e ampliar o vocabulário, além de estimular a criatividade.

Mais sobre o Caminhos para a Cidadania
O programa é uma ação socioeducacional para alunos da rede pública de ensino que leva os temas segurança no trânsito, cidadania, mobilidade urbana e meio ambiente a escolas dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná.