Prevenção, com visita regular ao médico, pode evitar mortes por câncer de próstata - Divulgação
Prevenção, com visita regular ao médico, pode evitar mortes por câncer de próstataDivulgação
Por O Dia
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em virtude da Campanha Novembro Azul, está realizando durante todo este mês a intensificação da busca ativa de pacientes, visando a prevenção ao câncer de próstata e avaliação de saúde da população masculina. O público-alvo da campanha corresponde a homens a partir dos 50 anos, ou dos 45 anos quando apresentarem fatores de risco, como: o histórico familiar de câncer de próstata e/ou obesidade; situações colaboram para o aumento da possibilidade para o desenvolvimento da doença.
Os exames preventivos podem ser marcados após a consulta médica que acontece Unidades de Saúde da Família (USF). Após a consulta na unidade, caso haja a necessidade o paciente será acompanhado pelo especialista em urologia. “O câncer de próstata é um dos tumores malignos mais comuns em homens, depois do câncer de pele. Estima-se que um a cada seis homens desenvolverão a doença durante a vida, especialmente os adultos acima de 50 anos. Por isso é indicado que todo homem a partir dessa idade faça consultas regularmente e realizem o exame de toque retal, que indica alterações na glândula (endurecimento ou nódulos). Além disso, há ainda o exame de sangue, onde é verificada a dosagem do antígeno prostático específico (PSA)”, explicou o secretário de Saúde, Luiz Fernando Curty Jardim.
Publicidade
Segundo a diretora de Atenção Básica, Nathália Cardoso, além do período da campanha, é necessário que os pacientes masculinos busquem pela realização dos exames também nos demais períodos do ano. “O simples ato de ir ao médico, mesmo na ausência de sintomas, é um importante passo para o diagnóstico precoce, além de esclarecer rumores sobre esse exame, que por muito tempo gerava dúvidas entre os homens”, finalizou a diretora.