Dados como nome, CPF, local da imunização, função exercida e fabricante da vacina utilizada vêm sendo viabilizada diretamente ao MP - Divulgação
Dados como nome, CPF, local da imunização, função exercida e fabricante da vacina utilizada vêm sendo viabilizada diretamente ao MPDivulgação
Por O Dia
A Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vem realizando a Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19 com máxima transparência. Na região das Agulhas Negras, o município de Resende foi pioneiro na transmissão de dados ao Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), relacionados aos vacinados contra o novo coronavírus.
A medida, adotada pelo prefeito Diogo Balieiro Diniz, visa dar transparência ao processo de imunização contra a Covid-19, preservando o direito à privacidade e à intimidade de cada cidadão. Apenas 10 dias depois do início da vacinação, a Secretaria Municipal de Saúde passou a fornecer diariamente (nos dias de vacinação) ao Ministério Público de Resende, a listagem de pessoas contempladas pela campanha, seguindo critérios de prioridade estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

O prefeito de Resende, Diogo Balieiro Diniz, explicou que a nova medida adotada para repassar os dados dos vacinados foi alinhada com o Ministério Público, complementando outras ações de transparência e publicidade que vêm sendo realizadas desde o início da pandemia pela administração municipal. "A publicidade da relação nominal de todas as pessoas vacinadas, com base na identificação de nome, CPF, local da imunização, função exercida e fabricante da vacina utilizada, vem sendo viabilizada diretamente ao MP, com o intuito de dar transparência ao processo, preservando o direito à privacidade e à intimidade de cada cidadão, além de assegurar o sigilo e a ética médica".
Publicidade
Os canais oficiais governamentais, como a página do Facebook e o site institucional, seguem com a atualização periódica das principais informações sobre o acompanhamento da Cobertura Vacinal Municipal, tais como: etapa do Plano de Vacinação e seu público-alvo; total de doses recebidas pelo município por intermédio do Programa Nacional de Imunização (PNI) e suas respectivas especificações; total de doses aplicadas; e total de pessoas vacinadas, incluindo 1ª e 2ª doses.
Desde o início da pandemia da Covid-19, o município vem seguindo as recomendações do Ministério da Saúde, sempre prezando, primeiramente, pela vida de cada morador da cidade, a partir da implantação dos recursos necessários e sua logística para o atendimento especializado aos infectados pela doença, assim como o incentivo ao uso obrigatório de máscaras, à higienização adequada das mãos e ao isolamento social.

Além das redes sociais e do site da Prefeitura, outro canal com informações criado especialmente para informar sobre a pandemia na cidade é o painel digital, disponível no link, que permite que a população visualize informações mais detalhadas da evolução diária da pandemia em Resende.