Por nadedja.calado

Rio - O Sesc RJ anunciou novas atrações do Festival Sesc de Inverno 2017, que acontece entre os dias 28 de julho e 6 agosto, nas unidades do Sesc de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo. Além das apresentações de Caetano Veloso, Tom Zé e Baby do Brasil, divulgadas no fim de junho, foram confirmados os shows dos rappers Criolo e Mano Brown.

Com o tema ‘Tropikaos — A Arte da Criação’, a 16ª edição do Festival Sesc de Inverno também contempla as artes visuais, o cinema, o teatro e a literatura. Ao todo, serão 955 horas de programação. Criolo sobe ao palco do Sesc Quitandinha no dia 3, e do Sesc Teresópolis no dia seguinte, apresentando o espetáculo ‘Espiral de Ilusão’. No repertório, as músicas do CD homônimo lançado em abril. O novo álbum marca a incursão de Criolo no universo do samba, com músicas como ‘Cria de Favela’, ‘Menino Mimado’ e ‘Lá Vem Você’, além da faixa que dá título ao CD.

Criolo e Mano Brown se juntam ao rol de artistas do FestivalDivulgação

Ainda no dia 3, Mano Brown, um dos fundadores dos Racionais MCs, faz show no Sesc Nova Friburgo. Com músicas do seu primeiro álbum solo, ‘Boogie Naipe’, o rapper se apresenta ao lado do cantor Lino Krizz. O trabalho marca nova fase na carreira do artista, que se aproxima do funk e do soul em músicas como ‘Mulher Elétrica’, ‘Dance Dance Dance’ e ‘Amor Distante’.

No audiovisual, um dos destaques é o documentário ‘Cinema Novo’, de Eryk Rocha. Filho do cineasta Glauber Rocha, o diretor traça um panorama do movimento cinematográfico que teve seu pai como uma das maiores expressões. Após a exibição, no dia 6 de agosto, no Sesc Nova Friburgo, haverá debate com a atriz Zezé Motta e Eryk Rocha.

Filme raro, ‘O Rei da Vela’, de Noilton Nunes, será apresentado no Sesc Teresópolis, dia 3 de agosto. Trata-se do registro feito em 1971 da peça ‘O Rei da Vela’, do escritor Oswald de Andrade, com montagem de José Celso Martinez. O filme, censurado pela ditadura militar, foi lançado em 1982 e digitalizado no ano passado. Após a sessão, haverá o painel ‘O Rei da Vela – 50 Anos Depois’, com o diretor Noilton Nunes e o ator Renato Borghi.

Também está confirmada a presença de Chacal, Charles Peixoto, Ronaldo Santos e Bernardo Vilhena, os poetas que formaram o coletivo ‘Nuvem Cigana’ nos anos 1970. Eles farão uma performance no Sesc Quitandinha, dia 6. 

Você pode gostar