Por thiago.antunes

Rio - O Banco Rio de Alimentos atingiu, neste mês de julho, a marca de mais de 18,5 mil toneladas de alimentos arrecadados desde a sua criação, em 2000, pelo Sesc RJ. O trabalho do Banco Rio de Alimentos, que completa 17 anos em dezembro, consiste em recolher doações de produtos alimentícios em perfeitas condições de consumo para posterior distribuição às instituições de assistência social previamente cadastradas.

Atualmente, são mais de 40 mil pessoas beneficiadas em 300 instituições, entre asilos, creches e orfanatos, entre outros. Dentre os parceiros do Banco Rio de Alimentos, que fica em Madureira, estão indústrias, estabelecimentos comerciais, redes de supermercados e pessoas físicas. Ao todo, são 265 parceiros.

Uma vez por ano é realizado o 'Festival Gastronomia do Desperdício'Erik Barros Pinto / Divulgação

O Banco Rio de Alimentos faz a triagem e entrega os produtos às instituições assistenciais. Para realizar este trabalho, conta com mais de 100 voluntários, que se revezam diariamente e cumprem uma carga horária de quatro horas semanais, pelo menos.
Para fortalecer a rede do Banco Rio de Alimentos, mensalmente acontecem uma série de oficinas e palestras voltadas para representantes das instituições doadoras.

São ações educativas que abordam temas como captação de recursos, trabalho em redes e manipulação de alimentos.

Além disso, as cozinheiras das instituições participam do projeto ‘Redes Gastronômicas’, no qual aprendem a utilizar os alimentos de forma integral, aproveitando cascas, talos e sementes. As oficinas são gratuitas e estão abertas a toda a população. Para se tornar voluntário, cadastrar-se como doador ou como interessados em receber doações, disque 0800 022 2026.

Você pode gostar