Por thiago.antunes

Rio - Duas exposições chegam ao fim, neste fim de semana, em duas unidades do Sesc RJ: em São João de Meriti, na Baixada Fluminense, e em Madureira, na Zona Norte do Rio. As mostras contemplam a obra de 15 artistas, que se expressam por meio da pintura, litografia, serigrafia, xilogravura e desenhos. A entrada é franca e a classificação, livre.

Fica em cartaz até domingo, no Sesc São João de Meriti, a exposição ‘Fayga Ostrower — Artista Educadora’. A mostra reúne trabalhos de Fayga Perla Ostrower (1920-2001). A artista, que nasceu na Polônia e se naturalizou brasileira, é multifacetada e produziu sua obra a partir de técnicas diversas, como pintura, xilogravura, serigrafia em tecido e litogravura. Sua obra é caracteriazada pelo uso marcante das cores em telas abstracionistas.

Exposição terá obras de Fayga Ostrower%3A tela em aquarela Reprodução

Aulas no Museu

Fayga Ostrower também desenvolveu intensa atividade didática ao longo de sua carreira. No Brasil, deu aulas no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, entre os anos de 1954 e 1970. Dentre suas alunas, destacam-se as artistas plásticas Anna Bella Geiger e Lygia Pape.

Na exposição, o público entra em contato com a produção artística e intelectual de Fayga Ostrower. São dois universos distintos, que se complementam: a mulher que produz a arte e a que ensina sobre a história da arte.

Visita guiada

O público que for hoje conferir a mostra ‘Fayga Ostrower — Artista Educadora’ tem a última oportunidade para participar de uma visita guiada. Nela, o público entra em contato com um espaço muito parecido com a sala em que Fayga Ostrower dava o curso ‘Princípios da Arte’, na gráfica Primor S.A.

No espaço, uma educadora aborda conceitos da arte de forma simples e propositiva, bem no estilo de Fayga Ostrower. A exposição pode ser visitada entre 9h e 18h. O Sesc São João de Meriti fica na Avenida Automóvel Clube 66, no Centro.

Em Madureira, a exposição é coletiva e fica em cartaz até amanhã, no mesmo horário, das 9h às 18h. A mostra ‘Múltiplos Olhares’ reúne cerca de 20 obras de artistas. Assim como Fayga Ostrower, eles também assinam obras que fazem parte do acervo do Sesc RJ. São eles: Uiara Bartira, Sônia Volpini, Flávia Beiral, Emílio Gonçalves Filho, G. S. Reyes, Sandra Passos, Zé Augusto, Evany Cardoso, Aristides Peixoto e Regina Raychstock, Tay Bunheirão, Kaplan, Inês Oliveira e Leda Monteiro. O Sesc Madureira fica na Rua Ewbank da Câmara 90.

Você pode gostar