Por karilayn.areias

Rio - Luis Antonio é um travesti que desafia as regras conservadoras de sua família e decide morar na Espanha sob o pseudônimo de Gabriela. O personagem é o protagonista da peça ‘Luis Antonio - Gabriela’, que, inspirada em fatos reais, será encenada hoje e amanhã, no Sesc Copacabana.

Luis Antonio%3A o protagonistaDivulgação

Luis Antonio foi o irmão mais velho do diretor Nelson Baskerville, que se baseia na história de sua própria família para compor a trama do espetáculo. No processo, o texto teatral foi criado a partir de depoimentos do diretor, de sua irmã Maria Cristina, de Doracy, sua madrasta, e de Serginho, cabeleireiro que foi amigo de Luis Antonio na cidade Santos, em São Paulo, onde o travesti passou a infância e a adolescência até partir para a Europa, aos 30 anos de idade.

Fotografias, diários, cartas e objetos pessoais também serviram de base para o espetáculo, que acompanha a história do protagonista desde o seu nascimento, em 1953, até a sua morte na cidade de Bilbao, na Espanha, em 2006.

Nem mesmo os abusos sexuais cometidos por Luis Antonio em Nelson Baskerville ficaram de fora da trama. “Luis Antonio era aquele irmão mais velho que sempre mantive na sombra.

Só alguns poucos amigos sabiam da sua existência. Além de me seduzir, e abusar sexualmente de mim, o comportamento dele fazia com que muitos dedos da cidade de Santos fossem apontados contra nós”, diz Baskerville, que faz da arte o meio adequado para se livrar dos episódios dramáticos de sua história pessoal.

‘Luis Antonio - Gabriela’ também conta o esforço dos parentes para reconstituir a trajetória do travesti na Espanha.

Não encontram registros de Luis Antônio, mas de Gabriela, que está com o vírus da Aids sofre com o vício em cocaína. A peça é encenada pela Cia Munguzá de Teatro. 

Você pode gostar