Por thiago.antunes
Rio - O universo da literatura está invadindo as bibliotecas das unidades Sesc Campos dos Goytacazes, Barra Mansa, Niterói e São Gonçalo. O projeto 'Sesc Primeiros Olhares' começou na última quarta-feira e terá programação até a próxima sexta-feira, com o espetáculo teatral 'Trilhando Histórias' da Cia Trilhos. A entrada é gratuita.
Espetáculo 'Trilhando Histórias'%2C da Cia Trilhos%2C tem entrada gratuitaAugusto Pessoa / Divulgação

Criada há dois anos, a Cia. Trilhos é encabeçada pela dupla de atores Mitat Marques e Rômullo Moraes. São eles os responsáveis por levar as narrativas lúdicas de 'Trilhando Histórias'. A peça, por sinal, é baseada em contos populares, lendas e cirandas, que ganham ainda mais dramaticidade com a interpretação de músicas em pleno palco.

Cultura popular
Publicidade
Entre as diversas narrativas que permeiam o espetáculo, histórias inspiradas na cultura popular e que resgatam as diversas nuances da literatura folclórica e regional. Fazem parte do enredo da peça trechos de 'O Sapo e a Princesinha', 'A História do Padeiro', 'Mário Marinheiro' e 'Os Músicos de Bremen'.

Programação

Na próxima quinta-feira, a peça vai ser encenada no Sesc Niterói. No dia seguinte, será no Sesc São Gonçalo haverá ainda uma encenação no Sesc Tijuca, na próxima quarta. Em cada uma das unidades, duas sessões diárias às 10h e às 14h. A estreia de 'Trilhando Histórias' foi na última quartam, no Sesc Campos dos Goytacazes. Já na quinta, foi a vez do Sesc Barra Mansa.

"A ideia do projeto é democratizar e difundir o conhecimento tendo na arte educação e cultura a base para a produção e construção do nosso trabalho; acreditamos que a produção teatral possa despertar e desenvolver o resgate dos valores e tradições particulares à oralidade e influenciar a formação de público, de leitores e escritores", conta a atriz Mitat Marques.