O Centro de Triagem funciona todos os dias da semana, das 8h às 20h - Divulgação/Gabriel Sales
O Centro de Triagem funciona todos os dias da semana, das 8h às 20hDivulgação/Gabriel Sales
Por Divulgação
Rio das Ostras - A semana começou com novidades em Rio das Ostras. Na manhã desta segunda-feira, dia 30, foi realizada a abertura do Centro de Triagem do Coronavírus, situado no Centro de Saúde Extensão do Bosque. Essa é mais uma estratégia do Município de prevenção e enfrentamento ao Covid-19.

O Centro de Triagem funciona todos os dias da semana, das 8h às 20h, com uma equipe de recepcionistas, técnicos em enfermagem, enfermeiros, médicos e equipe de higienização.

O prefeito Marcelino Borba esteve no local e disse que a medida foi tomada, fundamentalmente, para evitar aglomerações no Pronto-Socorro, que é uma das principais recomendações de prevenção definidas pelo Ministério da Saúde em questão a propagação do vírus.

“Não podia deixar o Pronto-Socorro ficar totalmente vulnerável, pois é perigoso para quem tem sintomas da doença ficar em pequenos espaços e transmitir para outras pessoas. Agora temos uma área mais arejada, delimitada e administrada com todos os protocolos de segurança e de prevenção tanto para usuários como para os profissionais da Saúde”, ressaltou o prefeito, informando ainda que duas ambulâncias ficarão à disposição no local para apoiar nos atendimentos.

O objetivo do Centro de Triagem do Coronavírus é realizar um trabalho para identificação de casos suspeitos de síndrome gripal e de Covid-19 em adultos e idosos; classificação da gravidade dos casos; iniciar os cuidados de saúde necessários e orientar corretamente o isolamento domiciliar; encaminhar os casos graves aos serviços de urgência/emergência (Pronto-Socorro), além de realizar também notificação imediata e comunicação à Vigilância Epidemiológica do Município.

Segundo a secretária de Saúde de Rio das Ostras, Jane Blanco Teixeira, o Centro de Triagem é destinado a pessoas com sintomas de gripe, que passarão por triagem e serão encaminhadas para consulta médica. Já os casos considerados mais graves serão encaminhados para internação e os que forem para isolamento domiciliar terão orientação médica e tudo mais que for necessário.

“Hoje estamos abrindo um espaço de suma importância para o Município, que vai facilitar muito a triagem de pessoas que têm dúvidas se estão ou não com coronavírus”, destacou Dra. Jane, lembrando que crianças e gestantes que apresentam sintomas devem procurar o Hospital Municipal de Rio das Ostras.

PRONTO-SOCORRO – Na última quarta-feira, dia 25, foi montada uma estrutura anexa ao Pronto-Socorro de Rio das Ostras para ajudar na triagem de possíveis casos de Covid-19. De 26 a 29 de março, foram realizados 115 atendimentos, com seis internações. Esse espaço estará, temporariamente, funcionando como apoio as ações de enfrentamento ao Coronavírus, com auxílio de médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem.

O trabalho segue todas as recomendações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial de Saúde, quanto à higienização e distanciamento entre pacientes, e também conta com a supervisão de uma enfermeira da Comissão de Infecção Hospitalar – CCIH.

Quem deve comparecer ao local para triagem são as pessoas que apresentam somente sintomas como febre, tosse seca, dor de garganta e, principalmente, falta de ar.