O Centro de Triagem do Coronavírus foi aberto no dia 30 de abril - Divulgação/Gabriel Sales
O Centro de Triagem do Coronavírus foi aberto no dia 30 de abrilDivulgação/Gabriel Sales
Por Divulgação
Rio das Ostras - Uma das estratégias de prevenção e combate ao Covid-19 adotadas pelo município de Rio das Ostras foi a abertura do Centro de Triagem do Coronavírus, que está situado no Centro de Saúde Extensão do Bosque. Há pouco mais de uma semana em funcionamento, a unidade registrou 130 atendimentos, com 61 notificações de casos suspeitos, sendo no período do dia 30 de março até esta última quinta-feira, 9 de abril.

Dentre esses casos também houve 13 transferências para atendimento na estrutura de triagem montada anexa ao Pronto-Socorro, que são os casos identificados com síndrome gripal grave.

De acordo com o diretor responsável pelo Centro de Triagem do Coronavírus, Eduardo de Souza Faria, a unidade é de suma importância para a população por ser um local destinado a atendimentos específicos, onde os profissionais da Saúde têm suporte necessário para fazer os primeiros atendimentos, evitando contato entre os pacientes.

“As medidas que estão sendo tomadas no Município são para a proteção da coletividade, abrangendo o enfrentamento emergencial da saúde pública. O Centro de Triagem está preparado para atender os usuários adolescentes, adultos e idosos, seja no acolhimento, triagem ou transferência do paciente se necessário”, ressaltou Eduardo, lembrando que gestantes com sintomas gripais, febre alta e dificuldade respiratória também são atendidas na tenda do Pronto-Socorro. Já crianças com sintomas devem procurar diretamente o Hospital Municipal.

O Centro de Triagem do Coronavírus funciona todos os dias da semana, das 8h às 20h, com uma equipe de recepcionistas, técnicos em enfermagem, enfermeiros, médicos e equipe de higienização. No entanto, a recomendação do isolamento social ainda é fundamental nesse momento, bem como lavar as mãos frequentemente com água e sabão ou higienizar com álcool em gel 70% e, principalmente, evitar as aglomerações.

REFORÇO – Para apoio no trabalho do Centro de Triagem e em cumprimento a solicitação do Ministério da Saúde, a Administração Municipal destinou duas ambulâncias para transporte sanitário e deslocamento de pacientes para o Pronto-Socorro ou para a residência, quando prescrito “isolamento domiciliar” de casos suspeitos.