Apenas 21% dos alunos mais pobres têm acesso a computadores para acessar as aulas, diz pesquisa - Divulgação / Ana Cristina Hermano
Apenas 21% dos alunos mais pobres têm acesso a computadores para acessar as aulas, diz pesquisaDivulgação / Ana Cristina Hermano
Por Divulgação
Rio das Ostras - Os alunos da Rede Municipal de Rio das Ostras ganharam mais um incentivo para continuar a estudar nesse período no qual as escolas estão fechadas como forma de prevenção ao coronavírus. A partir desta quarta-feira, dia 15, os estudantes começaram a ter acesso à plataforma [email protected] Aluno, com oferta de atividades complementares online nas diferentes disciplinas.

Como explica a subsecretária pedagógica, Valéria Bragança, na plataforma [email protected], cada escola tem o seu Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), no qual estão inseridas as apostilas preparadas pela equipe docente. Para navegar nesse espaço, basta entrar no Portal da Prefeitura, pelo endereço eletrônico www.riodasostras.rj.gov.br, e em seguida clicar no botão [email protected] Aluno.

“Os responsáveis dos estudantes da Educação Infantil e dos Anos Iniciais e os alunos maiores, acompanhados também dos seus responsáveis, sempre que possível, precisam preencher o formulário com os dados pessoais. Logo após o preenchimento, devem anotar o login e a senha. Quando ingressarem no Ambiente Virtual da escola, basta clicar no ano de escolaridade para abrir as atividades”, detalha Valéria.

MATERIAL IMPRESSO – É importante destacar que as escolas farão a entrega do material impresso excepcionalmente, apenas para quem não tiver acesso à internet. Como forma de evitar aglomerações, tendo em vista que o distanciamento é de grande importância na prevenção ao coronavírus, as unidades de ensino prepararam cronogramas com dias e horários específicos para entrega do material a cada ano de escolaridade e turma.

Esse calendário de entrega será divulgado pelas redes sociais e por cartazes afixados no portão das escolas. A orientação é que um único responsável compareça à unidade e siga as recomendações do Ministério da Saúde, como utilizar máscara de proteção e manter o distanciamento necessário das demais pessoas. Os profissionais da Educação em atendimento ao público também estão seguindo todo o protocolo de cuidados, incluindo uso de máscaras, luvas e higienização das mãos e materiais.

ATIVIDADES PEDAGÓGICAS – Desde o dia 24 de março, os alunos da Rede Municipal de Rio das Ostras tiveram acesso a apostilas com sugestões de atividades de leitura, produção textual e dicas do que fazer durante o recesso escolar, além de informações sobre pontos turísticos, histórias e lendas de Rio das Ostras. Produzidas pela Equipe de Acompanhamento Pedagógico da Secretaria de Educação, as apostilas intituladas “O que fazer no Recesso?” e “Rio das Ostras” agora também estão disponíveis no [email protected] Aluno.