
É importante lembrar que, desde o dia 20 de março, segundo a Portaria n° 454 do Ministério da Saúde todo o território Brasileiro passou para a condição de transmissão comunitária e por isso os indivíduos que apresentem Sintomas Respiratórios (conforme critério da Nota Técnica) devem ser notificados por profissional de Saúde, porém não terão amostras colhidas para análise sendo monitoradas em isolamento domiciliar. Por esta razão, há possibilidade do aumento de casos notificados no Município.
Somente os casos graves e que necessitem de internação serão colhidas amostras para realização de exames enviados ao laboratório Lacen no Rio de Janeiro. Nos demais casos, as pessoas devem ficar em isolamento domiciliar, de repouso e consumindo bastante água.
MEDIDAS PREVENTIVAS – A Administração Municipal tem decretado ações preventivas contra a pandemia do coronavírus para garantir o controle de circulação da população e, em parceria com o Poder Legislativo, a redução de despesas de custeio dos dois Poderes.
Além disso, foram criadas novas medidas como a implantação de uma área no Hospital Municipal com 30 leitos individualizados e equipados, podendo ser adequados como leitos de CTI, para dar suporte aos pacientes portadores de Covid-19, atendidos no Pronto-Socorro, que necessitem de internação. A nomeação dos profissionais da área de Saúde aprovados no 7º Concurso Público, as barreiras sanitárias e a compra de insumos e equipamentos de proteção individual são outras das medidas adotadas pelo Poder Executivo.
As medidas acompanham as orientações do Estado e serão encerradas após avaliação de risco que será feita por um Gabinete de Enfrentamento à COVID-19, composto por representantes do Poder Executivo.
Todas as informações referentes a situação da pandemia podem ser encontradas no link https://www.riodasostras.rj.gov.br/coronavirus/.