Por O Dia
Rio das Ostras - Neste tempo de pandemia e isolamento social, mais um Programa de Saúde de Rio das Ostras vem realizando acolhimento de forma virtual. O HiperDia, programa destinado a pessoas com diabetes e hipertensão, também se reinventou e começou a fazer os atendimentos em grupo e individuais online todas as segundas-feiras.

Esta semana, foi a vez dos participantes curtirem uma Festa Junina virtual, por meio do WhatsApp, com um bate-papo diferente e brincadeiras bem animadas. Com vídeos e fotos, pacientes puderam conhecer a história dessa comemoração cultural e também falar com profissionais do programa sobre o tema “Memória Afetiva”, lembrando de alimentos típicos de festa junina que remetem a infância.

Atualmente, o grupo HiperDia conta com 54 participantes, sendo na maioria mulheres e seis casais, na faixa etária dos 40 a 83 anos de idade. Nos encontros é realizado suporte nutricional, psicológico, fisioterápico, terapêutico ocupacional, de enfermagem e do serviço social em grupo virtual, com vídeos dos profissionais e atendimento individual através de tele consulta online.

Considerado como o artista revelação do grupo, José do Livramento Sousa, de 69 anos, está no HiperDia há quase um ano e disse que os encontros são muito acolhedores. Sua esposa Glorinha também participa. Ele conta que ter atividades online é uma experiência nova, mas que também é divertido.

“Só tenho a agradecer, pois sou muito bem cuidado por todos. O bom mesmo é o contato pessoal, mas o online está resolvendo por enquanto. O importante é que as médicas e enfermeiras não nos abandonaram e estão nos acompanhando todos os dias. A gente canta, brinca, dança, faz música e na festa junina foi uma animação só”, destacou Sr. José.