Da esquerda para direita e de cima para baixo, os alunos de Teatro Thaís Gonçalves, Ana Elisa Santana, Clau Lima, Patricia Salerno e Ray Senna - Divulgação
Da esquerda para direita e de cima para baixo, os alunos de Teatro Thaís Gonçalves, Ana Elisa Santana, Clau Lima, Patricia Salerno e Ray SennaDivulgação
Por O Dia
Rio das Ostras - O Centro de Formação Artística de Rio das Ostras manteve a sua vocação de apoiar e desenvolver talentos da dança, música e teatro mesmo durante o período de isolamento social. Com isso, possibilitou que a tradicional Feira da Onda, grande mostra da produção dos alunos da escola, fosse realizada em versão online. O evento começou na última segunda (6), e vai até sexta-feira, dia 10, com postagens no Facebook da Fundação de Cultura do Município (https://www.facebook.com/frcriodasostras1997) dos 134 projetos selecionados.

Participam do evento projetos individuais e coletivos, sempre com a orientação de um professor da Onda, nome como a escola é conhecida devido ao mosaico inspirado no mar que adorna a fachada do prédio. Entre os selecionados, estão 59 trabalhos do curso de música, 46 de teatro e 29 de dança, sendo que os estudantes também se expressaram por meio de fotografias e artes visuais. Todos os vídeos foram feitos em casa, durante o período da quarentena devido à pandemia do coronavírus (Covid-19).

Entre os participantes da Feira da Onda, estão Thaís Gonçalves e Clau Lima, alunas do curso de Teatro. Junto com os colegas Ana Elisa Santana, Patricia Salerno e Ray Senna, as duas apresentaram a poesia “Quarentena”, feita pelo músico Moraes Moreira, que faleceu no período da pandemia. Cada um dos integrantes do projeto gravou sua parte na própria casa e todos as imagens foram reunidas em um único vídeo. O trabalho conjunto foi tão positivo que os cinco estudantes decidiram criar uma companhia de artes cênicas, a DEZpreparados.

“Eu queria trabalhar com uma poesia que expressasse o que estamos passando, essa insegurança toda da época do isolamento social. E descobri o poema de Moraes Moreira que transmite tudo isso, misturando os medos do passado com os do presente, sem saber qual será o desfecho, aquilo que nos reserva o futuro ainda incerto”, explicou Clau, que fez a edição do vídeo.

Para Thaís, o desafio se tornou uma oportunidade de aprendizado. “Não temos equipamento profissional e cada um trabalhou da melhor forma que conseguiu. Eu, por exemplo, precisei improvisar a iluminação. Nossa professora orientadora gostou bastante do resultado, sugeriu algumas correções apenas e agora estamos aguardando ansiosos o início da Feira da Onda”, contou.

ONDA VIRTUAL – Sem aulas presenciais, os 600 alunos da Onda puderam continuar a trocar experiências e desenvolver o aprendizado com as atividades virtuais. Postado no Portal da Fundação de Cultura, esse material manteve os estudantes conectados entre si, com os professores e com a arte de um modo geral. Alguns encontros online também enriqueceram essa troca ao longo do período de isolamento social.

“Estamos desenvolvendo os nossos estudos em cima desse material virtual. Temos ainda reuniões online para conversar sobre o tema proposto. No mês passado, trabalhamos com as obras de Ariano Suassuna, como Auto da Compadecida, O Santo e a Porca e A Farsa da Boa Preguiça, e ainda lemos textos de críticos sobre as produções dele. Essas aulas remotas têm fluido muito bem”, reforçou Thaís.

Com 30 funcionários, incluindo 17 professores e três diretores artísticos, o Centro de Formação não parou durante as interrupções das aulas presenciais. A equipe trabalhou remotamente e em sistema de escalonamento, garantindo que em pouco tempo o projeto Onda Online tivesse início. Os módulos são quinzenais, sendo que numa semana são postadas as atividades para os cursos técnicos e, na seguinte, para os básicos.

O material de estudo é complementado por encontros virtuais promovidos pelos professores e sugestões peças de teatro, shows musicais e espetáculos de dança disponibilizados online na quarentena. Todo acesso é no menu “Onda” do endereço eletrônico https://fundacaoriodasostrasdecultura.rj.gov.br/.