Trabalho dos Bombeiros antes da adequação do heliponto - Divulgação/Allexandre Costa
Trabalho dos Bombeiros antes da adequação do helipontoDivulgação/Allexandre Costa
Por O Dia
Rio das Ostras - Rio das Ostras tem mais uma novidade na área da Saúde. O Município está construindo um heliponto em frente ao Hospital Municipal, que brevemente estará em operação, permitindo o pouso e decolagem de helicópteros. O objetivo é garantir mais segurança, conforto e agilidade no transporte de bebês com problemas clínicos específicos, que precisam de tratamento em outras cidades.
De acordo com o diretor administrativo do Hospital, Arlem Gomes, esse trabalho é muito importante para a Rede Municipal de Saúde e, a pedido do prefeito Marcelino Borba, está se concretizando. Há alguns anos, os helicópteros pousavam no terreno em frente à unidade, porém, as condições não eram adequadas. Um dos problemas era a grande quantidade de lixo descartada, diariamente, no local. Para resolver isso, o terreno foi murado e limpo, preparado para que não houvesse mais descarte de resíduos.

Segundo o diretor, quando o Corpo de Bombeiros é acionado, por meio da Central de Regulação de Vagas, toda vez que um bebê nasce, por exemplo, com alguma necessidade mais complexa, a maioria desses translados é feita por helicóptero. Agora, as transferências de pacientes recém-nascidos poderão ser realizadas de forma mais adequada e com maior comodidade.
Publicidade
“Outra situação ruim era a poeira dispersada na hora do pouso das aeronaves, que atingia em cheio o hospital, além dos objetos que poderiam se chocar com as hélices. Hoje, com a construção do heliponto, tudo isso acaba. Os pousos serão seguros, a chegada e saída das aeronaves serão mais rápidas. Nossa finalidade é dar mais agilidade na saída dos bebês e também melhores condições de trabalho aos pilotos”, destacou Arlem.