A marcação de consultas online será possível para todas as especialidades disponíveis no Município, referente à Atenção Básica de SaúdeDivulgação
Por O Dia
Rio das Ostras - A Rede Pública de Saúde de Rio das Ostras passa a contar com um novo sistema de marcação de consultas. O objetivo é diminuir os deslocamentos às unidades médicas, que é fundamental neste período de pandemia. O sistema foi implantado em uma Central de Regulação, que vai funcionar no Centro de Saúde Extensão do Bosque.

O munícipe agora tem a solicitação do agendamento de consulta incluída na Central de Regulação. A resposta é encaminhada diretamente ao Posto de Saúde que solicitou e, de forma automática, é enviada uma mensagem de SMS para o paciente, que avisa o local da consulta, nome do médico, data e hora agendada.
Desta forma, o processo evita que os munícipes tenham que acordar cedo, enfrentar filas e se deslocar para fazer os agendamentos. O próprio Posto de Saúde que solicitou a marcação na Central de Regulação recebe o aviso da consulta e também entra em contato com o paciente por telefone ou faz o contato direto por meio de Agentes Comunitários de Saúde. Antes disso, os munícipes tinham que procurar um Posto de Saúde para se consultar com algum clínico geral e a partir desse momento é que recebiam um encaminhamento e buscavam na Rede Municipal um local que tivesse a determinada especialidade de que o paciente precisava.
Publicidade
A marcação de consultas online será possível para todas as especialidades disponíveis no Município, referente à Atenção Básica de Saúde, e será realizada dentro do horário de funcionamento dos Postos de Saúde. O tempo de espera para o agendamento vai depender da especialidade solicitada. Mas, se tiver agenda disponível, a marcação será efetuada de qualquer forma.
Caso haja alguma mudança ou cancelamento na agenda do médico, o paciente é avisado por mensagem de SMS da mesma forma que será avisado novamente que foi remarcado.