Rio - A Prefeitura do Rio pretende reabrir o Zoológico no dia 1º de março, data de aniversário de 451 anos de fundação da cidade. As obras começaram em 16 de janeiro, dois dias depois que a instituição foi interditada pelo Ibama por problemas na manutenção das instalações e no licenciamento ambiental.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente garante que os animais estão bem cuidados durante as obras, “sendo alimentados, hidratados e recebendo atendimento veterinário”. Até o final da semana, o órgão assinará um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), junto ao Ibama e ao Ministério Público Federal, garantindo a recuperação das instalações. O TAC será assinado antes da nova licitação, que repassará a administração do Zoo para uma empresa.
A firma vencedora terá que investir R$ 60 milhões em até dois anos, priorizando as obras de revitalização dos 120 mil metros quadrados do Zoo. A empresa terá que se adaptar a um novo conceito. Os animais não ficarão mais confinados. Serão distribuídos em grandes áreas temáticas: primatas; aves; répteis, anfíbios e insetos; felinos e caninos; ursos e savana.