Por adriano.araujo

Rio - O frei Antônio Moser, de 77 anos, morto com um tiro durante uma tentativa de assalto na BR-040, na altura de Santa Cruz da Serra, na manhã desta quarta-feira, teria se assustado com a abordagem dos criminosos que estavam em uma moto. Antes de parar com o carro quebrado no acostamento, o veículo do pároco ainda bateu em um ônibus e na mureta da rodovia Washington Luiz.

"Ele estava dirigindo no sentido Rio e na altura de Santa Cruz da Serra foi abordado por dois homens em uma moto e se assutou, bateu em um ônibus e depois na mureta. Aí o carro quebrou a roda e ele teve que parar", disse o delegado-adjunto da Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense, Breno Carnevale. O caso foi registrado como latrocínio, que é o roubo seguido de morte. Moser foi atingido por um tiro no ombro que atravessou o pulmão e outros dois atingiram o carro. Ainda não se sabe se Moser foi atingido por tiros durante a fuga ou depois que o carro quebrou.

Frei Antônio Moser morreu em uma tentativa de assalto na BR-040Divulgação

Antônio Moser era da paróquia de Santa Clara de Assis, em Petrópolis. Ele também era diretor-presidente da editora Vozes. Uma perícia foi realizada pela Polícia Civil e um funcionário do frei que esteve no local seguiu para a DHBF para prestar depoimento. Os agentes vão ouvir outras testemunhas e já analisa as câmeras de segurança da rodovia para identificar os dois criminosos que estavam na moto. 

"Estou muito abalada. Foi amigo do meu pai já falecido por 52 anos. Em setembro do ano passado ele me conduziu ao altar, no meu casamento. Trabalho com ele há 14 anos e vou cumprir a missão de preservar sua imagem", afirmou ao O Dia a sua assessora e amiga pessoal, Carla Coelho. A família do religioso é da cidade de Gaspar, em Santa Catarina.

Carro em que estava o frei Antônio Moser%2C morto a tiros em tentativa de assalto na BR-040Divulgação / PRF

Doutor em Teologia, frei Antônio Moser também era conferenciasta e professor de Teologia Moral e Bioética no Instituto Teológico Franciscano (ITF) e diretor do Centro Educacional Terra Santa, ambos em Petópolis. O pároco desenvolvia intensa atividade pastoral.  

Autor de de 27 livros, ele participou como co-autor de diversas obras e muitos artigos científicos em revistas nacionais e algumas revistas internacionais. Desde 2005 era convidado permanente para o programa semanal “Em Pauta” , da TV Canção Nova, onde são discutidos os mais variados temas relacionados com a ética.

Frei Antônio Moser em encontro com o Papa FranciscoDivulgação


Você pode gostar