Por gabriela.mattos

Rio - Um paraíso a 50 quilômetros do Rio de Janeiro, esculpido entre a serra e o mar, presenteado com 32 quilômetros de praias oceânicas e alvo de grande investimentos. Nesta quinta-feira, Maricá, o primeiro balneário da Região dos Lagos, amanheceu estarrecida com as declarações feitas por Eduardo Paes de que a cidade é uma m.... de lugar.

Para os quase 150 mil moradores, o comentário de Paes é de alguém que não conhece o potencial turístico e econômico da região. Este ano o município, que vive um momento de transformação, dará início à construção do maior complexo turístico da América Latina, na Restinga de Maricá.

O prefeito Washington Quaquá (PT) informou que investidores estrangeiros vão injetar US$ 1,5 bilhão no Rio Green Reserv. A novidade foi anunciada durante feira imobiliária, em Cannes, na França. Em vídeo gravado, no avião, Quaquá disse que perdoou Paes, que ligou para pedir desculpas. “A declaração obviamente foi muito mal recebida por nós e por todo o povo de Maricá”, lamentou o petista.

A cidade tem 32 quilômetros de orla%2C desde à Pedra do Elefante%2C na praia de Itaipuaçu%2C até a Serra de JaconéReprodução Facebook

Em conversa telefônica grampeada entre o prefeito do Rio e o ex-presidente Lula, Paes pediu a Lula que deixe de ter ‘alma de pobre’, ao comparar o sítio em Atibaia a outro em Maricá. O prefeito ainda ironizou os municípios de São Pedro da Aldeia e Araruama, onde Lula teria um barco.

Paes disse que estava arrependido. “Meu erro foi uma tentativa de fazer uma brincadeira de enorme mau gosto e criar constrangimento. Me arrependo, me envergonho e peço desculpas”, disse o prefeito.

Nas ruas e nas redes sociais, a população se uniu para, deixar bem claro, que Maricá tem muito charme e requinte. Nos últimos anos, antigas fazendas da cidade vem sendo adquiridas por incorporadoras imobiliárias para a criação de grandes condomínios e casas de veraneio, por onde já passaram famosos como os cantores Jorge Aragão, Beth Carvalho e Maysa, já falecida.

Convites para visitar a região

Maricá tem filhos ilustres e personalidades que se encantaram pela região. O arquiteto Oscar Niemeyer nasceu por lá em uma fazenda. No local, foi responsável pelo projeto da casa do político Darcy Ribeiro, que também se rendia às belezas da cidade.

Até o naturalista inglêsCharles Darwin fez questão de conhecer o município em sua visita ao Brasil, em 1832. Para o aposentado Antônio Álvaro Ferreira, 58 anos, o prefeito deveria ir à Maricá. “Aqui é completo: tem mar, lagoa, floresta, patrimônios culturais. Aposto que se o Paes vier, se apaixona”, diz.

As reações foram rápidas. Em resposta aos comentários do prefeito, uma sapataria de Maricá anunciou desconto de 10% aos clientes, menos para Paes. Nas redes sociais, moradores fizeram piadas e postaram imagens de pontos turísticos da cidade. “Desculpa te decepcionar, mas eu amo Maricá.Se isso é pobreza eu quero continuar pobre!”

Com a colaboração da estagiária Julianna Prado

Você pode gostar