Rio - De onde vem a sua ética? Com o intuito de refletirmos sobre o assunto Ética e Transcendência, nosso cardeal arcebispo, Dom Orani João Tempesta, ícone do diálogo entre fé e cultura no nosso país, atende ao pedido do Papa Francisco mobilizando, durante os dias 6, 7 e 8 de abril, os diversos setores da sociedade carioca, ao receber a visita do cardeal Gianfranco Ravasi, presidente do Pontifício Conselho para a Cultura, da Santa Sé, para o evento “Pátio dos Encontros”. Figuras influentes na sociedade carioca vão se encontrar, em variados pontos da Cidade, para a reflexão sobre o assunto.
No primeiro dia, o tema “Ética e o papel das lideranças como caminho para a construção da cultura da paz e do bem” vai congregar empresários e jornalistas, na Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). Carnavalescos e artistas, no Palácio São Joaquim, vão refletir sobre o tema “Via da beleza”, que pode proporcionar o encontro com o Transcendente. Em seguida, uma exposição no Museu Nacional de Belas Artes será inaugurada.
No dia 7, haverá um encontro inter-religioso no Santuário Cristo Redentor, com o objetivo de apresentar as religiões no seu sentido genuíno: o de encontro com o Transcendente , sem abrir mão do comprometimento com a cultura da paz, da justiça e do bem. O principal debate acerca do tema acontecerá à noite, no Theatro Municipal — reunindo intelectuais, formadores de opinião, tomadores de decisões, universitários, políticos e educadores—, seguido por show da cantora Maria Bethânia e apresentação da Orquestra da Ação Social pela Música do Brasil.
No dia 8, professores, estudantes e pessoas envolvidas com a sustentabilidade se reunirão na Puc-Rio para uma “Aula magna sobre ética e ecologia”, ministrada pelo próprio Cardeal Ravasi. Em seguida, alunos do 4º e 5º anos de escolas públicas e particulares visitarão o Museu do Amanhã. À tarde, o Cardeal Dom Orani fará uma exposição didática para as crianças sobre o tema no Museu do Amanhã. Acompanhe e participe!